CSN nega rumores sobre venda de siderurgia e esclarece que processo de desinvestimento está em fase inicial. Saiba mais sobre os próximos passos da companhia!
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) declarou na última terça-feira (27) que as informações sobre uma possível venda de sua unidade de siderurgia são meras especulações. A empresa ressaltou que o processo de alienação de ativos ainda está em fase inicial de avaliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O esclarecimento surgiu após um questionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), motivado por uma reportagem do Valor Econômico que sugeria a venda de até 100% da operação siderúrgica da companhia. Em comunicado ao mercado, a CSN afirmou que a notícia se baseia em informações já divulgadas em um fato relevante em 15 de janeiro.
No comunicado, a CSN informou que o conselho de administração havia autorizado o início de um projeto estruturado de desinvestimento, visando reorganizar a estrutura de capital e reduzir o endividamento. Naquela ocasião, a empresa já havia mencionado a avaliação de alternativas e parcerias no setor de siderurgia, além da possível venda do controle da CSN Cimentos e a alienação de uma parte significativa dos ativos de infraestrutura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia enfatizou que não há decisões tomadas sobre a venda da siderurgia e que não existem negociações avançadas. Segundo a CSN, ainda não foram definidos percentuais ou contratado um assessor financeiro para essa área, o que reforça o caráter preliminar das análises.
O comunicado destacou que, em relação ao potencial interesse em vender o segmento de siderurgia, o estágio atual envolve a “avaliação de alternativas/parcerias com foco na maximização da geração de caixa no curto prazo”. Até o momento, não há conclusões que justifiquem uma comunicação formal da Companhia.
Por fim, a CSN reafirmou seu compromisso de manter acionistas e investidores informados sobre qualquer evolução significativa relacionada à estratégia de desinvestimentos. Além da siderurgia, a empresa atua em mineração, cimento e infraestrutura, com uma presença significativa na produção e exportação de minério de ferro.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.