“Críticas à Gilmarpalooza”, afirma Barroso sobre preconceito

O presidente do STF afirma ter conversas “com todo mundo”, porém ressalta que em eventos com empresários “há essa grita geral”.

02/07/2025 17:01

3 min de leitura

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) realiza o evento em ...

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, declarou nesta quarta-feira (3.jul.2025) que as críticas à participação de ministros da Corte no 13º Fórum de Lisboa – evento apelidado de “Gilmarpalooza” por ter sido arquitetado pelo também ministro Gilmar Mendes – derivam de uma visão preconceituosa contra a classe empresarial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questionado pelo Poder360 em entrevista coletiva sobre se ele também considerava fruto de “incultura” as críticas por sua participação neste fórum – a exemplo do que havia dito anteriormente sobre aqueles que o repreenderam por estar em um jantar com o CEO do iFood –, o ministro do Supremo declarou: “No fundo, [é] preconceito contra o empresariado, contra o empreendedorismo, contra a livre-iniciativa”.

Apesar de admitir que existem muitas questões a serem questionadas no país e que é positivo ter liberdade para expressar críticas, Barroso declarou que o Brasil está passando por uma “onda de negatividade” e um “excesso de foco no negativo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Corte afirmou que visita comunidades indígenas, sindicatos, e frequentemente é recebido por governadores. Todas essas pessoas demonstram interesse no Supremo. Ele também participa de eventos de empresários e de empresas jornalísticas que têm interesse na Corte.

“Cabe a mim, sobretudo como presidente, ouvir todos os segmentos da sociedade e, eventualmente, direcionar minhas falas para todos os segmentos da sociedade, o que inclui empresários, comunidades indígenas, prefeitos e sindicatos. No entanto, quando vou a um evento de empresários, há essa reação exagerada”, declarou o ministro. “É a suposição de que se você vai a algum evento de empresários, há algum interesse mesquinho por trás disso”, acrescentou.

Leia também:

No 13º Fórum de Lisboa, estarão presentes o CEO do iFood, Diego Barreto; o diretor da Amobitec, André Porto; o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; o CEO da Light, Alexandre Nogueira; o CEO da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta, entre outros.

Antes da entrevista, o ministro compareceu a uma mesa de debates no evento sobre a regulamentação da IA, com a presença da filha, Luna Barroso, doutora em Direito pela Yale Law School, do senador Eduardo Gomes (PL-TO) e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Barroso, em sua declaração, apresentou um resumo da decisão do Supremo Tribunal Federal que ampliou a responsabilidade das plataformas digitais pelo conteúdo publicado por seus usuários. O presidente afirmou que a Corte estabeleceu uma regulamentação “extremamente equilibrada, extremamente moderada e exemplar”.

Gilmarpalooza

O ministro do STF Gilmar Mendes é o anfitrião do 13º Fórum de Lisboa.

O evento já é uma tradição e recebeu o nome de “Gilmarpalooza”, junção dos nomes do decano e do festival de música Lollapalooza, originado em Chicago (EUA) e cuja versão no Brasil é realizada anualmente em São Paulo, com uma grande variedade de bandas de diversos lugares.

As entidades envolvidas na organização do fórum:

O foco do fórum de 2025 é “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.