Criminosos armados assassinam 17 indivíduos no Equador
O país enfrenta problemas de violência ligados ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada.

Ao menos 17 pessoas foram mortas e 11 outras feridas em um ataque a um bar na província costeira de Guayas, no Equador, segundo o gabinete da procuradoria do país. O caso segue sob investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A procuradoria informou que foram encontradas mais de 40 peças de evidência balística no local. Fotografias divulgadas pela mídia apresentavam os corpos, alguns com lençóis brancos.
O incidente de domingo (27) aconteceu na cidade de El Empalme, localizada a aproximadamente 160 km a norte de Guayaquil, uma das áreas mais vulneráveis do Equador, onde organizações criminosas disputam o domínio das principais vias de tráfico de drogas.
Leia também:

EUA reforçam presença militar no Caribe e elevam atrito com o país vizinho

Trump assina decreto de isenções tarifárias a parceiros comerciais

Tufão Peipah atinge o Japão, causando destruição de residências; 23 indivíduos sofreram ferimentos
No início do ano passado, o presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou um “conflito armado interno”, porém, com as ações do governo, a violência aumentou consideravelmente em Guayas.
Apesar de Noboa divulgar a redução de 15% nas mortes violentas em 2024, o Ministério do Interior aponta que o número aumentou 47% em comparação com o ano anterior nos primeiros seis meses de 2025, totalizando 4.619.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dezembro passado, a assembleia nacional do Equador aprovou uma reforma que atribui ao governo maiores poderes legais para combater grupos armados e desmantelar as redes de tráfico de drogas que financiam suas operações.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.