Criminoso mais procurado da Colômbia declara que não pretende se entregar
Ívan Mordisco, líder da dissidência das Farc, divulgou um comunicado em resposta à notícia da prisão do irmão.

O comandante guerrilheiro mais procurado da Colômbia, Iván Mordisco, declarou, no sábado 23, que não pretende se entregar, mesmo com a detenção de seu irmão, igualmente rebelde, nos limites de Bogotá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Mordisco domina o EMC, grupo de rebeldes que se distanciou do acordo de paz de 2016 entre o governo e a guerrilha das Farc.
O presidente Gustavo Petro o compara a Pablo Escobar, o barão da cocaína.
Leia também:

Vice-presidente dos EUA afirma que Rússia ofereceu “recuos importantes” a Trump em relação à Ucrânia

O líder supremo do Irã descarta a negociação direta com os EUA, afirmando que “nossos problemas são insolúveis”

Zelensky defende a realização de um novo encontro com Putin, considerando o impasse nas negociações de paz
Durante o governo do ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), “minha irmã desapareceu e eu não desisti”, recordou Mordisco, que está em fuga pela Amazônia, segundo autoridades, após ter sido ferido em uma operação.
Petro, primeiro presidente de esquerda da Colômbia, anunciou a apreensão de Mono Luis, irmão de Mordisco e responsável por “atividades de narcotráfico, finanças ilícitas e logísticas” do EMC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se desejar, encerre o restante da minha família. Não acredito na Justiça colombiana, mas confio na justiça revolucionária (… ) e o de agora será um motivo a mais para lutar pelas mudanças estruturais no país”, declarou Mordisco em comunicado divulgado em redes sociais, no qual responsabilizou Petro pelo destino de seus familiares.
A facção EMC é apontada como responsável por um ataque com caminhão-bomba que ceifou a vida de 6 civis e deixou mais de 60 feridos na última quinta-feira em Cali.
Os opositores intensificaram sua pressão sobre as autoridades policiais desde que Mordisco deixou as negociações de paz com o governo Petro, em 2024, após um ano de aproximação.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)