Criança de 3 anos sofre queimaduras após acidente com fogo em escola no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil investiga o ocorrido; criança sofreu queimaduras de segundo grau.

17/07/2025 15:49

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma criança de 3 anos sofreu queimaduras de segundo grau após cair em uma fogueira em uma escola, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), na última terça-feira (15). A Polícia Civil investiga o ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia determina que o laudo do atendimento do menino no hospital seja enviado ao Instituto Geral de Perícias. Adicionalmente, a investigação incluirá a direção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Caracol, a professora e a família do menino.

De acordo com a prefeitura de Novo Hamburgo, no dia do acidente, a atividade com fogo de chão, envolvendo crianças de 4 e 5 anos, ocorreu no início da tarde. A prefeitura informou que o fogo já havia sido extinto, restando apenas as brasas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 16h, a turma com crianças de 3 anos foi para o pátio. Nesse instante, o menino caiu sobre objetos quentes.

O aluno foi prontamente socorrido pelos professores, que ofereceram os primeiros socorros, incluindo a limpeza da área queimada e a substituição de vestimentas.

Leia também:

O garoto seria encaminhado para avaliação médica pelos pais.

A Prefeitura Municipal de Educação afirma reconhecer que ocorreu um erro na organização desta atividade e que, em razão do acidente, as condutas serão reavaliadas. Adicionalmente, a realização de queimadas ou atividades que utilizem fogo nas escolas da rede municipal foi proibida.

Verifique a nota na íntegra.

A instituição esclarece que ocorreu um acidente na EMEI Caracol.

O acidente ocorreu na EMEI Caracol, bairro Primavera, em 15 de julho, com uma criança de 3 anos que sofreu queimaduras ao cair sobre brasas de um fogo de chão. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) expressa pesar pelo ocorrido e informa que está tomando as devidas providências. No dia do incidente, a turma da faixa etária de 4 e 5 anos realizou uma atividade com fogo de chão, às 13h30, que já havia sido extinto, restando apenas brasas. A turma da faixa etária de 3 anos permaneceu no pátio por volta das 16h, sob supervisão e acompanhamento dos professores.

Enquanto a nova turma brincava no pátio, a criança escorregou e caiu sobre as brasas. Os professores socorreram a criança rapidamente, prestando os primeiros atendimentos com limpeza da área queimada e troca de roupa. O socorro ao menino foi realizado conforme a orientação recebida dos Bombeiros em 26 de junho, data da capacitação sobre primeiros socorros.

Os pais relataram o acidente à escola e levaram a criança ao atendimento médico, e prontamente se deslocaram para a instituição. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) destaca que atividades pedagógicas que utilizam experiências lúdicas com os quatro elementos da natureza – água, ar, fogo e terra – são recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção de um fogão de chão faz parte dessas práticas da rede municipal de Novo Hamburgo há pelo menos 15 anos.

Contudo, a SMED reconhece que ocorreu um erro na execução desta atividade e que, em decorrência do acidente, as condutas serão reavaliadas. Atualmente, a montagem de fogueiras ou atividades que utilizem fogo nas escolas da rede municipal estão proibidas. A decisão já foi comunicada às escolas por meio de instrução normativa. Adicionalmente, a SMED deverá promover uma nova capacitação para os professores sobre as medidas de segurança a serem adotadas no cotidiano das escolas.

Será instaurada uma sindicância para apurar o ocorrido na EMEI Caracol e, se necessário, será aberto um processo administrativo disciplinar (PAD). A SMED reitera que está à disposição da família para prestar o apoio que seja necessário.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.