O mercado imobiliário de São Paulo vive um outubro histórico, com lançamentos subindo 88,8% e vendas crescendo 8,2%, segundo o Secovi–SP.
O mercado imobiliário de São Paulo apresentou um crescimento significativo nos lançamentos e nas vendas em outubro, conforme pesquisa divulgada pelo Secovi–SP (Sindicato da Habitação). Os lançamentos de imóveis residenciais no mês passado aumentaram 88,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 19,2 mil novas unidades, um dos maiores índices já registrados pelo sindicato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No acumulado dos últimos 12 meses, os lançamentos cresceram 40%, alcançando 136,3 mil unidades. As vendas também mostraram um desempenho positivo, com um aumento de 8,2% em comparação a outubro do ano passado, totalizando 12,3 mil casas e apartamentos vendidos.
Ao longo dos últimos 12 meses até outubro, as vendas subiram 13%, somando 111,9 mil unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A velocidade de vendas, que indica a relação entre unidades vendidas e o estoque disponível, foi de 14,1% em outubro, uma queda em relação aos 17,5% registrados no mesmo mês do ano anterior. Com mais lançamentos do que vendas, o estoque de imóveis novos disponíveis para comercialização cresceu 40% em um ano, totalizando 75,2 mil unidades.
Com o ritmo atual de vendas, esse estoque seria suficiente para atender a demanda por sete meses no segmento de moradias populares, onde a liquidez é maior, e por dez meses no setor de médio e alto padrão. O programa Minha Casa Minha Vida continuou a ser um importante impulsionador do mercado imobiliário, com 65% das unidades lançadas e 67% das vendidas em outubro enquadradas no programa, totalizando 12,5 mil unidades lançadas e 8,2 mil vendidas.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.