Crescimento do Produto Interno Bruto da Argentina avança em 0,8% no primeiro trimestre de 2025

A taxa apresentou queda de 0,6 ponto percentual em relação ao crescimento de 1,4% observado no quarto trimestre de 2024.

23/06/2025 17:01

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina registrou um crescimento de 0,8% no 1º trimestre de 2025 em relação aos três meses anteriores. Os dados foram publicados pelo Indec (Instituto Nacional de Estatísticas e Censos) nesta segunda-feira (23.jun.2025). A íntegra (PDF – 2 MB, em espanhol) está disponível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado corresponde a uma redução de 0,6 pontos percentuais em relação ao crescimento de 1,4% observado no quarto trimestre de 2024. Na comparação anual, com um recuo de 1,7% na atividade econômica em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou crescimento de 5,8%, impulsionado sobretudo pelo consumo, que aumentou em relação ao ano anterior.

Os dados confirmam a tendência de recuperação da economia argentina, que saiu da recessão no final de 2024. A partir daí, o país registra uma leve retomada, impulsionada pelo aumento da produção agrícola, estabilidade cambial e ajuste fiscal implementado pelo governo do presidente Javier Milei (La Libertad Avanza, direita).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inflação atingiu 1,5% em maio, representando uma desaceleração de 1,3 ponto percentual em comparação com abril. A taxa anualizada permanece em 43,5%. É uma redução de 3,8 pontos percentuais.

As áreas de comunicação (4,1%) e restaurantes e hotéis (3%) apresentaram os maiores incrementos em maio. Os preços de transportes aumentaram 0,4%. A íntegra está disponível (PDF – 1 MB, em espanhol).

Leia também:

O Banco Central da República Argentina reduziu a taxa básica de juros, de 32% para 29% ao ano, em 30 de janeiro. A medida foi justificada pela consolidação das expectativas de queda da inflação, conforme comunicado oficial.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.