Crescimento de 90% no uso da assinatura digital Gov.br observado em seis meses; compreenda o seu funcionamento
A assinatura eletrônica concede a mesma validade legal que a assinatura manuscrita em documentos.
O serviço de assinatura eletrônica do Gov.br registrou um aumento de 90% em seu uso no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho deste ano, o serviço foi acessado 95 milhões de vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O serviço foi criado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em colaboração com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e a Universidade Federal de Santa Catarina. A ferramenta possibilita a assinatura eletrônica de documentos com a mesma validade legal de um documento impresso.
Como utilizar o serviço?
Para assinar digitalmente na plataforma do governo federal, é necessário possuir uma conta de nível Prata ou Ouro no Gov.br. Uma conta de nível Prata é obtida através do reconhecimento facial para conferência da foto com a da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também é possível ter uma conta desse nível pela validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para obter uma conta Ouro, que oferece acesso a todos os serviços públicos digitais e assegura uma segurança abrangente aos cidadãos, é necessário realizar o reconhecimento facial utilizando os dados da Justiça Eleitoral ou através do QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou, alternativamente, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Após o acesso, o usuário carrega o arquivo desejado para assinatura (.DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF). Em seguida, seleciona o local do documento onde a assinatura deverá ser incluída. Por último, realiza o download do arquivo modificado, contendo a assinatura digital.
Leia também:
Cometa 3I/ATLAS: descubra tudo sobre o cometa mais antigo já observado!
Cometa 3I/ATLAS gera alerta internacional após ser observado no Chile em julho deste ano
Treinamento especial da Rede Internacional de Alerta de Asteroides para medir o cometa 3I/ATLAS
Relatório PNUD 2025 analisa os impactos da inteligência artificial no desenvolvimento humano.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












