A credibilidade do Federal Reserve se mantém sólida, segundo Marcello Estevão, que elogia a decisão sobre juros e a clareza de Jerome Powell na conferência.
A credibilidade do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, continua robusta após a recente decisão sobre as taxas de juros, conforme análise de Marcello Estevão, diretor-gerente e economista-chefe do IIF (Institute of International Finance).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estevão afirma que a escolha do Fed foi tecnicamente correta e bem fundamentada.
O economista elogia a conferência de Jerome Powell, presidente do Fed, destacando que foi conduzida de maneira clara e objetiva, com todas as perguntas respondidas adequadamente. “A conferência do Powell foi bem explicada, muito bem feita, ele respondeu todas as perguntas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lógica de decisão desse colegiado está bem clara”, ressalta.
Apesar da atual solidez institucional do Federal Reserve, Estevão alerta que a principal questão da instituição reside no futuro. “A dúvida sobre a credibilidade do Fed vai estar sobre o que vai ocorrer quando houver uma mudança de liderança no Federal Reserve Board”, explica.
De acordo com o economista, o nome do candidato indicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para liderar o Fed deve ser revelado em breve. “Nós vamos saber, provavelmente, no final desse mês ou início de janeiro, qual é o candidato do Trump a liderar o Fed. É essa que é a questão da credibilidade, não a decisão de hoje”, conclui.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.