Creatina pode influenciar a saúde dos dentes? Médico explica
Apesar dos benefícios cientificamente comprovados, persistem incertezas acerca dos efeitos do suplemento na saúde oral.

A creatina é um suplemento alimentar amplamente utilizado globalmente. Segundo informações da Grand View Research, o mercado mundial de suplementos de creatina alcançou 1,1 bilhão de dólares em 2024. O produto é frequentemente empregado para o aumento da força e da resistência muscular e está relacionado à prática de exercícios físicos de alta intensidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos benefícios já bem estabelecidos pela ciência, ainda existem dúvidas sobre os possíveis efeitos da creatina na saúde bucal. Segundo Mário Sérgio Giorgi, integrante da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), os dentes não são afetados pelo suplemento em si, mas pela maneira como ele é consumido.
A creatina em si não é corrosiva nem ácida, portanto não danifica diretamente o esmalte dental quando consumida corretamente (diluída em água ou suco). Contudo, em sua forma seca, o pó pode: aderir ao esmalte e alterar o microbioma bucal, promovendo desmineralização se o pH ficar ácido e também agir como um abrasivo físico, se houver fricção direta, contribuindo para desgaste do esmalte.
Leia também:

A incidência de casos de Covid-19 aumenta e alcança nível superior ao de março

UE restringe uso de substância presente em unhas postiças; saiba mais

A Anvisa determina proibição de anel que mede glicose sem agulha
A prática, conhecida como dry scooping, consiste em consumir a creatina diretamente do pote ou colher, sem diluição em água. O especialista alerta que essa forma de consumo pode causar abrasão dentária e levar à remoção do esmalte.
O esmalte é a camada protetora externa dos dentes, e uma vez que ele se desgasta, não se regenera. Uma das principais consequências da perda de esmalte é a sensibilidade dentária, afirma Giorgi. A dentina, a camada logo abaixo do esmalte, fica exposta. Ela possui pequenos túbulos que levam sensações diretamente para o nervo do dente, causando dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas quentes, frias, doces ou ácidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A dentina mais visível pode causar um tom amarelado nos dentes, afirmou o especialista.
Outro ponto negativo do dry scooping é a diminuição da salivação. “A redução da salivação cria um ciclo de risco: menos saliva leva a um ambiente mais ácido e menos limpo, o que causa mais danos ao esmalte e aumenta o risco de cáries e outras infecções bucais”, explica Giorgi.
É possível reparar esses prejuízos?
A perda do esmalte dos dentes é irreversível. Contudo, é viável gerenciar a sensibilidade dental através de cremes dentais enzimáticos específicos, que incluem substâncias como o flúor.
O especialista informa que, em situações mais graves, o dentista pode utilizar vernizes com alta concentração de flúor ou, quando a perda for extensa, realizar restaurações, coroas ou facetas para salvaguardar o dente.
Cuidados com a suplementação de creatina.
O uso diário de creatina demanda atenção para prevenir efeitos adversos na saúde bucal. A melhor maneira de proteger os dentes é consumir o suplemento dissolvido em grande quantidade de água.
A água não apenas auxilia na proteção do esmalte dentário, mas também otimiza a absorção do suplemento. Recomenda-se beber bastante água ao longo do dia. A água auxilia na neutralização dos ácidos e na manutenção da higiene bucal, explica.
Após consumir a creatina, Giorgi sugere aguardar, no mínimo, 30 a 60 minutos antes de escovar os dentes. “A escovação logo após pode esfregar os ácidos presentes na boca contra os dentes, danificando o esmalte”, afirma. O cirurgião-dentista também recomenda tomar a creatina dissolvida com a ajuda de canudo, reduzindo o contato com os dentes.
A creatina pode provocar queda de cabelo? Especialistas opinam.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.