CPMI do INSS avaliará convocação de Frei Chico, irmão de Lula, na próxima quinta-feira
José Ferreira da Silva, o Frei Chico, é vice-presidente do Sindnapi, entidade sob investigação por um esquema de fraude bilionária.
CPMI do INSS analisa convocação de Frei Chico
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá discutir, na próxima quinta-feira (15), a convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico. Ele é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atualmente ocupa o cargo de diretor vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos).
Até o momento, cinco requerimentos solicitando a presença de Frei Chico na comissão foram pautados para análise. Na última quinta-feira (9), o Sindnapi, que está sendo investigado por descontos indevidos em aposentadorias e pensões, foi alvo de uma operação da PF (Polícia Federal).
Depoimento do presidente do Sindnapi
No mesmo dia, Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindnapi, prestou depoimento à CPMI. Durante a oitiva, ele permaneceu em silêncio na maior parte do tempo, mas respondeu a uma pergunta do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), negando que Frei Chico tivesse um papel administrativo na entidade.
Leia também:

Fachin estreia no CNJ e pede ao Congresso lei sobre desaparecimento forçado

Antonio Denarium tem desaprovação de 46% em RR; aprovação é de 45%, aponta pesquisa recente

Ciro e Eduardo conversam por telefone após polêmica nas redes sociais
“Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele [Frei Chico] nunca teve esse papel administrativo do sindicato, só político… político de representação sindical. Nada mais que isso. E não precisei, em nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo”, declarou Milton. A entidade nega qualquer irregularidade.
Bloqueio de bens do Sindnapi
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindnapi. Esse valor corresponde aos descontos que teriam sido realizados pela entidade sem a autorização dos segurados do INSS. As investigações indicam irregularidades ocorridas entre 2021 e janeiro deste ano.
Na decisão, o ministro menciona suspeitas consistentes de que membros do sindicato formavam uma organização criminosa com o objetivo de prejudicar aposentados e pensionistas. Mendonça também autorizou a quebra de sigilo fiscal e bancário do Sindnapi e de seus dirigentes desde 2020.
Próximos passos da CPMI do INSS
A CPMI do INSS se reunirá novamente amanhã. Na primeira parte da sessão, deputados e senadores devem analisar uma série de requerimentos. Em seguida, está previsto o depoimento de Cícero Marcelino de Souza Santos, assessor do presidente da Confaf (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), que também está sendo investigada no esquema de fraude bilionária.
Quem é Frei Chico
José Ferreira da Silva, irmão do presidente Lula (PT), é um dos responsáveis pela gestão do Sindnapi, onde atua como diretor vice-presidente. Conhecido como Frei Chico, o sindicalista de 83 anos é um dos 17 irmãos do presidente da República. Foi através dele que Lula começou a se envolver com o movimento sindical em 1964, ao se mudar para o ABC Paulista e trabalhar na metalúrgica Indústrias Villares.
Em entrevista à Revista Fórum em 2024, José Ferreira da Silva comentou que não foi fácil levar o irmão para esse meio. Natural de Pernambuco e atualmente aposentado, Frei Chico reside em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. O apelido “Frei” foi dado por Maurício Soares, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, em referência à sua calvície.
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.