CPI do INSS: 2 congressistas investigados por suspeitas de fraudes
Deputados Weliton José e Paulo Souza são investigados em CPI do INSS por suspeitas de fraudes.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está investigando um esquema de fraudes milionárias no pagamento de aposentadorias. O deputado União Brasil do Alagoas, relator da comissão, em depoimento na segunda-feira (27.out.2025), mencionou o senador PDT do Maranhão, Weverton Rocha, e o deputado PSD do Minas Gerais, ambos citados em sessões anteriores da comissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conexões e Negações
Weverton Rocha, vice-líder do governo no Senado, foi mencionado na CPMI há cerca de um mês por sua ligação com Rodrigo Martins Correa, apontado como sócio de Antônio Carlos Camilo Antunes, investigado como um dos operadores do esquema. Correa seria sócio de Rocha em uma empresa de contabilidade, a Voga, que prestava serviços para empresas ligadas ao grupo suspeito.
O relator da CPMI negou qualquer envolvimento em irregularidades, considerando “estranha” a menção de seu nome.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rocha contestou a versão de que Correa fosse sócio do relator, afirmando que “O Rodrigo é sócio da empresa Voga, de contabilidade, que tem mais de 1.000 clientes e atua em 8 Estados. Ela apenas presta serviços para empresas, inclusive a do Careca do INSS. É um escritório sério que faz minha contabilidade há mais de 10 anos”, afirmou o senador.
Outras Conexões Investigadas
O deputado Euclydes Pettersen, também mineiro e pré-candidato ao Senado, foi mencionado na CPMI por suposta ligação com Alexandre Guimarães, ex-diretor de Governança, Planejamento e Inovação do INSS. Guimarães é investigado por ter recebido R$ 313 mil de Antunes, o Careca do INSS.
Leia também:
Lide Promove Fórum de Investimentos em Londres com Temer e Autoridades
Senador Do Val retorna à CPI do Crime Organizado após afastamento médico
Senado aprova MP com exclusão da Geração Distribuída e compensação
Em seu depoimento na segunda-feira (27.out), o ex-diretor afirmou que os cargos que ocupou foram obtidos após “distribuir currículos” a congressistas e negou manter relações políticas. Guimarães, porém, admitiu ter sido indicado ao INSS depois de uma “reunião rápida” com Pettersen.
Pettersen é considerado porta-voz da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e destinou R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares ao ITT (Instituto Terra e Trabalho), ONG ligada à confederação.
Os recursos foram usados em programas de capacitação e inseminação de gado em Minas Gerais.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












