CPI do Crime Organizado Aprova Convite a Ministros e Governadores
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre crime organizado aprovou nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, o envio de requerimentos para convocar ministros do governo Lula e governadores de estados. O colegiado, reunido nesta terça-feira, tem como foco investigar o crescimento de facções criminosas, o possível envolvimento de agentes públicos e as deficiências nas políticas de segurança pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Convidados para a Investigação
O convite a autoridades inclui o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e o diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Luiz Fernando Corrêa.
Além destes, a CPI também pretende ouvir 11 governadores de estados com altos índices de criminalidade ou que se destacam no combate ao crime organizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lista de Convidados – Governadores
Os governadores convidados são: Clécio Luís (Amapá), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Raquel Lyra (Pernambuco), Elmano de Freitas (Ceará), Paulo Dantas (Alagoas), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Tarcísio de Freitas (São Paulo).
Escolha da Presidência e Relatoria
O senador (PT-SE) foi eleito presidente da CPI, com 6 votos favoráveis e 5 contrários. A relatoria ficará com (MDB-SE). A oposição inicialmente propôs o nome do senador (Republicanos-RS), mas o filho do ex-presidente (PL-RJ) desistiu da candidatura.
LEIA TAMBÉM!
Mourão ficará com a vice-presidência, uma sugestão da senadora (Republicanos-DF).
Alívio para o Governo
A escolha do presidente da CPI, que trata de um tema sensível, representa um alívio para o governo. A oposição na presidência de uma comissão com esse foco poderia gerar desgaste em um período eleitoral próximo.
