CPI da Equatorial aponta desastre com privatização da CEEE

Deputada Laura Sito (PT) da CPI alerta para a falta de atenção da mídia empresarial sobre o tema em questão.

10/10/2025 12:29

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Qualidade do Serviço Após Arremate da CEEE-D

Em março de 2021, a Companhia Estadual de Energia Elétrica – Distribuição do Rio Grande do Sul (CEEE-D) foi vendida. O grupo Equatorial adquiriu a empresa por um valor simbólico de R$ 100 mil, com o governo estadual, liderado por Eduardo Leite (PSDB), assumindo parte das dívidas da estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quatro anos após a transação, a questão central é a qualidade do serviço prestado pela empresa que se tornou adquirente aos consumidores. Depoimentos apresentados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Equatorial, em andamento na Assembleia Legislativa, revelam um cenário preocupante.

A situação é tão crítica que até mesmo o prefeito Sebastião Melo (MDB), um dos depoentes e que, em sua atuação como deputado estadual, votou a favor da venda da CEEE, tem expressado descontentamento com a performance da empresa privatizada, inclusive movendo uma ação judicial contra ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplos alarmantes da má qualidade do serviço incluem o caso de Arroio Grande, no sul do estado, onde produtores rurais tiveram que descartar leite estragado devido à falta de refrigeração na sede local da Equatorial, após um período de 20 dias sem energia elétrica.

A deputada estadual Laura Sito (PT), integrante da CPI, destaca a falta de atenção da mídia empresarial na investigação. Ela é a entrevistada da edição de hoje, onde discutiremos um balanço dos trabalhos da comissão e seus próximos passos, além de abordar o projeto Libertar, que visa à proteção de crianças e adolescentes, e o reconhecimento do Legislativo do primeiro herói negro do Rio Grande do Sul.

Leia também:

Sobre o Podcast De Fato

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região. Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.