Costa Rica inicia construção de presídio modelo de El Salvador
Indivíduos infratores buscam explorar a posição geográfica vantajosa e as vulnerabilidades internas do país.

O governo da Costa Rica iniciará a construção de um complexo penitenciário de segurança máxima para abrigar criminosos violentos, em linha com o modelo da megaprisão implementado em El Salvador pelo presidente Nayib Bukele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Justiça da Costa Rica, Gerald Campos, anunciou a medida nesta quinta-feira (14) em face da contínua onda de assassinatos associados aos conflitos entre facções do narcotráfico.
As autoridades do país também decidiram adiantar, de 2026 para este ano, uma proposta elaborada em 2024 durante a visita oficial de Bukele.
Leia também:

Trump afirma que Brasil tenta realizar “execução política” com Bolsonaro

O governo americano considera que a iniciativa da organização Mais Médicos constitui um “golpe diplomático”

Israel prossegue com projeto de colonização que poderá “destruir o Estado palestino”
Se não dermos sequência a isso, o sistema entrará em colapso e corremos o risco de conflitos internos, sequestros e distúrbios, declarou o ministro, que admitiu que os presídios atuais estão quase 30% superlotados e as condições permitem que líderes criminosos presos continuem suas atividades criminosas.
Campos esteve no El Salvador em abril e visitou o Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT), uma megaprisão com capacidade para 40 mil detentos, a maior da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto, denominado “Centro de Alta Contenção para o Crime Organizado (CACCO)”, ampliará a capacidade existente em 40%, disponibilizando espaço para 5 mil detentos. O governo alocou um orçamento de US$ 35 milhões.
El Salvador ofereceu apoio técnico em projetos, modelos de construção e variedades de tecnologia de segurança.
A Costa Rica apresenta uma situação de segurança progressivamente mais grave, causada por assassinos contratados por gangues de narcotraficantes ligados a grupos estrangeiros que disputam mercados consumidores e rotas de tráfico.
Os criminosos buscam explorar a localização geográfica estratégica e as vulnerabilidades internas do Costa Rica.
O país, que há anos se orgulhava de ser o mais seguro da América Central, registrou a maior taxa de homicídios da história em 2023, com 17,2 por 100 mil habitantes. Houve uma leve queda em 2024, e em 2025 houve um novo aumento, com 543 homicídios até quarta-feira (13).
A insegurança é considerada o principal problema do país pela maioria da população, conforme recentes pesquisas do Centro de Pesquisas e Estudos Políticos (CIEP) da Universidade da Costa Rica, e será um dos temas da campanha eleitoral, que iniciará em outubro para as eleições presidenciais de fevereiro de 2026.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)