Cosan anuncia ofertas públicas de ações para reestruturar dívida
Cosan detalha oferta pública de ações para reestruturação da dívida em conferência na segunda-feira (22).
Cosan Anuncia Operações de OPAs com BTG Pactual e Perfin
A Cosan anunciou, em fato relevante publicado na noite deste domingo (21), a celebração de um acordo de investimento e estruturação de Ofertas Públicas Primárias de Ações (OPAs) com o BTG Pactual e a Perfin. A empresa busca levantar recursos para reestruturar suas dívidas financeiras, visando reduzir sua alavancagem, conforme divulgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duas operações serão realizadas, começando com o apoio de “Investidores Âncora”. A primeira OPA deve resultar na distribuição de 1,45 bilhão de ações ordinárias, podendo aumentar em até 25% (362,5 milhões de ações) com lote adicional. Importante ressaltar que, nesta fase inicial, não haverá direito de prioridade para os acionistas da Cosan.
Detalhes das Operações
O BTG Pactual e a Perfin se comprometeram a integralizar as ações da primeira oferta pública, garantindo a totalidade da operação com um valor agregado de R$ 7,25 bilhões, a um preço por ação de R$ 5. Esse aporte será feito através de uma nova holding, na qual a Holding Aguassanta, controladora da Cosan, também participará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os investidores se comprometeram com aportes equivalentes na nova operação até a primeira OPA. Além disso, metade das ações negociadas nesta primeira operação – exceto as dos “Investidores Âncora” – não poderão ser negociadas por dois anos. Já os títulos subscritos pela nova holding terão um lock-up de quatro anos.
Próximos Passos e Aprovações
A realização das OPAs ainda está sujeita à aprovação em assembleia geral extraordinária da Cosan, que votará o aumento do limite do capital autorizado para até 8 bilhões de ações ordinárias e a concessão de dispensa aos “Investidores Âncora” e à nova holding da necessidade de realização de OPA por atingimento de participação relevante.
Leia também:
BRM Carbyne e Fernando Cinelli elevam participação na CVC Brasil para quase 5,5% das ações
Alphabet entra no mercado de dívida em dólares e euros com nova emissão de notas seniores
Herlander Zola da Stellantis expressa otimismo nas negociações com a China em meio à crise de chips
A Cosan deve convocar a assembleia em até três dias. BR Partners e G5 Partners foram contratados para acompanhar o processo. Em teleconferência, a Cosan detalhará a transação, o cronograma e os benefícios esperados, com informações adicionais sobre as OPAs a serem divulgadas “oportunamente”, conforme o fato relevante.
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












