Corrupção na Câmara: Conheça o corregedor responsável por avaliar denúncias e aplicar sanções

Na segunda-feira, o deputado Diego Coronel recebeu a lista com os nomes dos parlamentares envolvidos na ocupação da Mesa Diretora; o prazo deve ser comp…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O deputado federal Diego Coronel (PSD-BA) será o corregedor responsável por analisar o parecer para punições sobre o caso dos parlamentares que ocuparam a Mesa Diretora da Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 42 anos, é filho do senador Angelo Coronel (PSD-BA). Eleito em 2022, o deputado é natural de Salvador, sendo o terceiro mais votado do estado, com 171.684 votos.

Anteriormente, exerceu o cargo de prefeito de Coraçãõ de Maria, no interior da Bahia, e também foi deputado estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira (11), o Coronel recebeu a lista com os nomes de 14 parlamentares envolvidos na ação. Ele exerce a função na Corregedoria Parlamentar desde abril.

No entanto, existe a chance de o número de deputados aumentar, visto que uma das petições enviadas solicita a apuração de todos os envolvidos no tumulto.

LEIA TAMBÉM!

Prorrogação do prazo

A CNN, o parlamentar defendeu a prorrogação do prazo para julgar casos mais relevantes, mencionando a situação de deputados com maior probabilidade de sofrer suspensão do mandato, seja por terem obstruído fisicamente a passagem do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ou por terem praticado agressão.

Atualmente, os parlamentares que estão na lista são:

Além dos 14 parlamentares da oposição, a deputada governista Camila Jara (PT-MS) também terá o caso analisado após ser acusada de agressão por Nikolas Ferreira no momento em que o controle do plenário da Casa foi retomado por Hugo.

Após a análise da Corregedoria, os casos serão encaminhados ao Conselho de Ética.

A presença no plenário da Câmara e do Senado

Deputados da oposição permaneceram nas presididas da Câmara e do Senado por mais de 24 horas em manifestação contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os parlamentares realizaram refeições e houve momentos de oração nos plenários das Casas legislativas.

Após uma série de discussões, o trabalho foi retomado na noite de quarta-feira (6) em uma sessão agitada e sem votações.

Sob a supervisão de Douglas Porto

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile