Corpo de Tenório Jr. é encontrado na Argentina, confirma-se falecimento anterior ao golpe

Francisco Tenório Júnior, com 35 anos, atuava como pianista e acompanhava Vinícius de Moraes e Toquinho em viagens pelo território nacional.

13/09/2025 17:53

1 min de leitura

Corpo de Tenório Jr. é encontrado na Argentina, confirma-se falecimento anterior ao golpe
(Imagem de reprodução da internet).

O corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido em Buenos Aires, foi reconhecido após 50 anos pela análise de impressões digitais, confirmou a CEMDP (Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos) e a EAAF (Equipe Argentina de Antropologia Forense), neste sábado (13).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tenório Júnior, com 35 anos, acompanhava os músicos Vinícius de Moraes e Toquinho em uma turnê na Argentina. Uma semana antes do golpe que derrubou María Estela Martinez Perón e instaurou uma ditadura militar, o pianista sumiu.

O artista era um dos pianistas mais renomados do Brasil na década de 1970, com atuação em eventos nacionais e internacionais, concertos e parcerias com importantes músicos da música brasileira.

Leia também:

Em 18 de março de 1976, ele deixou o Hotel Normandie, na Avenida Corrientes, para realizar compras e não retornou. Dois dias depois, o corpo de um homem, vítima de disparos, foi encontrado em um terreno abandonado em Tigre, próximo a Buenos Aires, e o corpo foi sepultado sem identificação no Cemitério de Benavídez.

A Procuradoria de Crimes contra a Humanidade retomou a investigação de casos de corpos encontrados em Buenos Aires entre 1975 e 1983, sem identificação, para apurar se poderiam ser vítimas do terrorismo de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Militares e ex-presidente são condenados pela primeira vez por golpe.

A EAAF, mediante ordem da Câmara Federal de Apelações da Capital Federal da Argentina, confrontou as impressões digitais do corpo com os registros de Tenório Júnior mantidos no Brasil, ratificando sua identidade.

O Governo Brasileiro, por meio da Comissão, informou acompanhar o caso e notificou a família e continua oferecendo apoio, além de colaborar com esforços para localizar possíveis remanescentes do músico. O caso envolve investigações relacionadas à Operação Condor, que coordenou ações repressivas entre ditaduras militares da América do Sul na década de 1970.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.