Foi emitido um aviso para cidades na região ocidental do estado, devido à umidade relativa do ar em níveis críticos, na quinta-feira (14).
A Defesa Civil Estadual de São Paulo utilizou, pela primeira vez, o sistema cell broadcast para emitir alertas por meio de mensagens no celular, referentes à baixa umidade do ar e ao risco de incêndios. Na região oeste do estado, 82 municípios foram notificados nesta quinta-feira (14), devido à umidade relativa do ar abaixo dos 12%, considerada situação de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os moradores receberam a recomendação de beber água e evitar queimadas. A tecnologia irá alertar a população quando a umidade do ar estiver abaixo de 12%, em caso de alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e focos de incêndio próximos a áreas urbanas.
Em São Paulo, as cidades de Tupã (SP) e Itapira (SP) apresentaram as menores umidades relativas do ar do estado, com valores inferiores a 11% na quarta-feira (13). Jales (SP) e Descalvado (SP) também registraram a mesma taxa, inferior a 12%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última segunda-feira (11), a Defesa Civil emitiu alertas para situação de emergência no interior de São Paulo. Foram enviados 78 alertas via SMS, para municípios que apresentaram índices entre 13% e 29%.
A funcionalidade de envio de alertas para o celular opera desde dezembro do ano anterior. Cada aparelho celular de uma região específica, conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G, recebe mensagens de alerta. Além do aviso sobre os riscos, a ferramenta deve fornecer informações sobre áreas de evacuação e pontos seguros.
Entre quinta-feira (14) e domingo (17), espera-se a influência de uma intensa massa de ar seco em todo o estado de São Paulo, com tempo estável e sem chuvas relevantes, conforme informado pelo órgão de defesa civil. Na região oeste, as temperaturas podem chegar a 32°C.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.