Corinthians demite superintendente financeiro após denúncia do MP-SP contra Roberto Gavioli e Andrés
Roberto Gavioli e Andrés são denunciados por apropriação indébita, lavagem de dinheiro e crimes tributários. Confira todos os detalhes no Poder360.
Corinthians Afastou Superintendente Financeiro
No dia 15 de outubro de 2025, o Corinthians decidiu afastar Roberto Gavioli, superintendente financeiro do clube, de suas funções. Essa ação foi tomada para que o executivo tenha a oportunidade de apresentar sua defesa em relação à denúncia feita pelo Ministério Público (MP). O afastamento será por tempo indeterminado e sem remuneração.
O clube paulista anunciou oficialmente a decisão e afirmou que está acompanhando de perto a denúncia, que também envolve o ex-presidente Andrés Navarro Sanchez. Ambos foram denunciados pelo MP de São Paulo por apropriação indébita, lavagem de dinheiro e crimes tributários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resposta do Corinthians às Acusações
A medida administrativa do Corinthians é uma resposta direta à denúncia formalizada pelo MP contra Gavioli e Sanchez. Durante uma coletiva de imprensa, o promotor Cássio Roberto Conserino apresentou as acusações contra os dois, que agora aguardam uma decisão judicial para determinar se a denúncia será arquivada ou seguirá para julgamento.
Leia também:

Silveira defende energia nuclear para defesa e ministro destaca “cadeia nuclear completa” no Brasil

Autoridade Palestina se declara pronta para gerenciar passagem de Rafah, vital para ajuda humanitária

Lula se reúne com ministros do STF, mas não revela indicação para vaga de Barroso
As acusações incluem apropriação indébita agravada, falsificação de documentos tributários e lavagem de dinheiro, conforme detalhado pelo promotor. O Corinthians se colocou à disposição para fornecer documentos e informações ao MP, além de colaborar com seus órgãos internos, como o Cori (Conselho Deliberativo e de Orientação), Conselho Fiscal e Comissão de Ética.
Investigação Mais Ampla
As acusações contra Sanchez e Gavioli fazem parte de uma investigação mais abrangente que começou em agosto de 2025, visando apurar irregularidades financeiras durante as gestões de três ex-presidentes do Corinthians. O Cori já recomendou a abertura de um processo interno contra Andrés Sanchez.
Eis a íntegra da nota oficial do clube:
“O Sport Club Corinthians Paulista informa que afastou de suas funções nesta quarta-feira (15) – por tempo indeterminado e sem remuneração – o superintendente financeiro do Clube, Roberto Gavioli, para que o mesmo possa defender-se da denúncia oferecida pelo Ministério Público.”
“O Corinthians esclarece ainda que acompanha com atenção a denúncia envolvendo o ex-presidente Andrés Navarro Sanchez, colocando-se à disposição para fornecimento de documentos e informações necessárias ao Ministério Público e órgãos internos do clube como Conselho Deliberativo, Cori (Conselho de Orientação), Conselho Fiscal e Comissão de Ética.”
“A Diretoria Executiva do Corinthians reforça seu comprometimento na colaboração com as investigações do Ministério Público e dos órgãos internos do clube.”
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.