O líder norte-coreano Kim Jong-un declarou que Pyongyang está disposta a apoiar todas as ações de Moscou no conflito contra a Ucrânia, durante a visita de três dias do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à Coreia do Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Wonsan, durante o encontro, Kim reiterou o compromisso da Coreia do Norte com a Rússia no conflito ucraniano. “Kim Jong-un afirmou que a RPDC está pronta para apoiar e incentivar incondicionalmente todas as medidas adotadas pela liderança russa em relação às causas subjacentes da crise ucraniana”, informou a KCNA, citada pela Al Jazeera.
O líder norte-coreano manifestou sua “firme convicção de que o Exército e o povo russo certamente alcançarão a vitória na realização da causa sagrada de defender a dignidade e os interesses fundamentais do país”.
LEIA TAMBÉM!
A viagem de Lavrov ocorre em um período de consolidação das relações entre os dois países, que formalizaram um tratado de cooperação em junho de 2024. O entendimento compreende um compromisso de defesa mútua.
A relação entre Rússia e Coreia do Norte fortaleceu-se a partir de fevereiro de 2022, com o início da guerra na Ucrânia. Pyongyang deslocou mais de 10.000 militares e equipamentos bélicos para auxiliar Moscou nesse conflito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Rússia anunciou que iniciará voos duas vezes por semana entre Moscou e Pyongyang. Lavrov transmitiu a Kim que o presidente russo, Vladimir Putin, “espera por contatos diretos contínuos em um futuro muito próximo”, segundo a TASS (Agência de Notícias da Rússia).
Fonte por: Poder 360