A Copa Africana de Nações agora será bienal! A CAF anunciou a mudança para a cada quatro anos, impactando o calendário do futebol africano. Saiba mais!
A Copa Africana de Nações passará a ser realizada a cada quatro anos, ao invés de dois. A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou essa mudança no último sábado (20) durante uma coletiva de imprensa em Rabat, capital do Marrocos. O presidente da CAF, Patrice Motsepe, foi o responsável pelo anúncio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tradicionalmente, o torneio ocorre a cada dois anos desde sua criação em 1957 e representa cerca de 80% da receita da CAF. A 35ª edição do evento começa neste domingo, com a seleção marroquina enfrentando a equipe das Comores.
Motsepe confirmou que a próxima edição da Copa, programada para 2027 no Quênia, Tanzânia e Uganda, ocorrerá normalmente. Um novo torneio será realizado em 2028, mas a partir de então, a competição será realizada a cada quatro anos. Para preencher a lacuna, uma Liga das Nações Africanas anual será lançada em 2029, inspirada no modelo europeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Historicamente, a Copa das Nações era nossa principal fonte de recursos, mas agora teremos receitas anuais”, afirmou Motsepe. Ele destacou que essa nova estrutura ajudará na independência financeira sustentável e garantirá uma melhor sincronização com o calendário da FIFA.
A proposta de realizar a Copa a cada quatro anos já havia sido sugerida anteriormente por Gianni Infantino, presidente da FIFA, mas foi rejeitada pela CAF devido à dependência das receitas do torneio. A data da competição sempre gerou polêmica, pois ocorre no meio da temporada europeia, forçando os clubes a liberarem seus jogadores africanos.
A mudança para o meio do ano, prevista para 2019, não foi implementada, já que os torneios subsequentes em Camarões (2022) e Costa do Marfim (2024) foram realizados no início do ano. O torneio deste ano foi adiado em seis meses devido ao novo formato do Mundial de Clubes da FIFA, realizado nos Estados Unidos em junho e julho.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.