COP30: Manifestantes Tentam Invasão e Aparelho é Danificado
Na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, André Corrêa do Lago, comentou sobre o incidente ocorrido na terça-feira. Segundo ele, a tentativa de invasão do edifício, onde ocorria a conferência, “é uma coisa que acontece num país democrático como o Brasil”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a confusão, um aparelho de raio-X foi danificado e dois seguranças sofreram ferimentos leves ao tentar controlar os cerca de 50 manifestantes que não possuíam credenciamento.
Nenhum Prisão Durante a Manifestação
O presidente da COP30 ressaltou que, apesar do incidente, “houve um certo excesso”, mas que o episódio se encaixa em um contexto mais amplo. Nenhum dos manifestantes foi preso durante a tentativa de invasão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Otimismo Apesar dos Incidentes
Apesar do ocorrido, André Corrêa do Lago expressou otimismo em relação à possibilidade de avanços significativos nas negociações climáticas durante a COP30. Ele enfatizou a importância da transparência e da confiança entre os países para o sucesso das discussões.
A conferência, que já começou na segunda-feira (10 de novembro) e se estenderá até o dia 21 de novembro, busca estabelecer acordos globais para combater as mudanças climáticas.
LEIA TAMBÉM!
Inclusão e Manifestações
O presidente da COP30 destacou que a conferência é “a mais inclusiva” até o momento, permitindo que as pessoas expressem suas opiniões e discordâncias. Apesar das manifestações, o objetivo principal da COP30 permanece a busca por soluções para a crise climática, com a participação de representantes de diversos países.
