COP30 promove mutirão do Código Florestal com 11 estados para fortalecer a conservação ambiental
COP30 promove mutirão do Código Florestal com 11 estados brasileiros, reforçando compromisso do Brasil com a conservação ambiental e regularização rural
Mutirão do Código Florestal é promovido pela COP30
A presidência da COP30, em colaboração com o governo federal e 11 estados brasileiros, organizou um mutirão do Código Florestal. As iniciativas visam implementar o federalismo climático, conforme a NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), e reafirmar o compromisso do Brasil com a conservação ambiental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mutirão abrangeu aspectos regulatórios, como a correção do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e a análise da regularidade ambiental nas unidades federativas visitadas. Em Pacajus (CE), mais de 200 recibos do CAR foram entregues a produtores rurais por meio do projeto RetifiCAR.
Mobilização e participação dos estados
A mobilização em outros estados incluiu atendimento para inscrições no cadastro, além de palestras e oficinas voltadas para produtores, com diferentes níveis de instrução e diálogo. “O Brasil quer se apresentar na COP30 como um celeiro de soluções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temos políticas públicas que valorizam o meio ambiente e fortalecem a agricultura sustentável”, afirmou Luciana Abade, coordenadora de mobilização da Presidência da COP30.
Os nove estados do Nordeste participaram do mutirão, que concentra 24% do total de cadastros CAR do país. Essa região representa “maior desafio e maior oportunidade” para a regularização ambiental de imóveis rurais no Brasil, conforme comunicado do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
Leia também:
St George Mining projeta Ebitda de US$ 130 milhões com Projeto Araxá em Minas Gerais até 2027
BNDES, Marinha e Cemaden assinam protocolo inovador para prevenir desastres naturais no Brasil
Governo federal encerra restrições à exportação de carne de frango do Brasil para a China
“Impacta diretamente as metas climáticas do país, uma vez que a regularização anda de mãos dadas com as NDCs”, destacou Marcela Eberius, do Serviço Florestal Brasileiro. Os estados envolvidos no mutirão foram Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












