Organizações brasileiras e internacionais lançaram nesta semana a plataforma COP30 Events, um site colaborativo que concentrará a agenda de eventos relacionados à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, faltando 100 dias para o evento que será realizado em Belém, no Pará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ferramenta foi desenvolvida para apresentar a variedade de ações que acontecem antes, durante e após a conferência, simplificando o planejamento de participantes e expandindo o acesso à programação climática no Brasil e no exterior.
A plataforma emerge em resposta à complexidade logística da COP em Belém e à necessidade de organizar a extensa agenda de eventos planejada para 2025.
LEIA TAMBÉM!
Com os desafios logísticos da COP em Belém, observa-se um elevado nível de ansiedade e incerteza, tanto entre os brasileiros quanto na comunidade internacional. Uma plataforma que reúna e facilite a visualização dos eventos tem um papel fundamental para incentivar a participação ampla da sociedade e do setor privado, afirma Marina Cançado, fundadora da Converge Capital e co-idealizadora da COP30 Events.
A proposta é que a iniciativa combine ações presenciais e virtuais, abrangendo congressos, debates, workshops, mostras de arte, projeções cinematográficas, palestras e reuniões online. Os eventos acontecerão ao longo do ano, com ênfase nos períodos que precedem a conferência, agendada para novembro em Belém.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A COP30.Events, além de atuar como um espaço de exposição para a programação climática, também visa democratizar o acesso à agenda da conferência.
Organizar uma plataforma colaborativa também é uma resposta ao desafio de democratizar o acesso, especialmente para grupos minorizados que desejam participar da agenda da COP e do clima, de maneira mais ampla, explica Mariana Ribeiro, CEO do Estúdio CLARICE.
O portal será bilíngue (português e inglês) e possibilitará que qualquer organização registre seus próprios eventos. O conteúdo passará por uma moderação mínima, com base em critérios definidos pelos idealizadores, mantendo o foco na transparência e inclusão.
“Desejamos assegurar que essa mobilização se estenda além dos espaços oficiais e alcance novos públicos, promovendo maior visibilidade, diversidade e impacto nas discussões sobre o futuro da vida no planeta”, afirma Rodrigo V Cunha, CEO da Profile e também co-idealizador da plataforma.
O lançamento oficial da COP30 Events ocorrerá em 12 de agosto, em São Paulo, durante o evento Agenda30, organizado pela Profile. O encontro reunirá representantes de organizações da sociedade civil, setor privado e mídia para conectar estratégias e narrativas de impacto, com o objetivo de fortalecer o protagonismo da Amazônia durante e após a COP30.
O trabalho é catalogado pelas organizações CLARICE, Converge Capital, Profile e World Climate Foundation, com apoio do Instituto Arapyaú, Instituto Clima e Sociedade e Instituto Itaúsa.
Fonte por: CNN Brasil