COP30 lança conselho para adaptação às mudanças climáticas

O grupo contará com a participação de especialistas na área.

05/08/2025 22:52

1 min de leitura

COP30 lança conselho para adaptação às mudanças climáticas
(Imagem de reprodução da internet).

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), anunciou nesta terça-feira 5 a formalização de um conselho para debater com a sociedade e autoridades locais soluções para a adaptação às mudanças climáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Corrêa do Lago reiterou que a questão da adaptação às mudanças climáticas será um dos temas centrais da COP30, que se realizará em novembro, em Belém, no Pará.

Lago afirmou que o conselho de adaptação para a COP30 conta com diversas personalidades brasileiras que o apoiarão nesse diálogo com a sociedade civil e com as autoridades locais.

Leia também:

O embaixador proferiu discurso virtual no evento, realizado em São Paulo.

Entre os conselheiros, Lago mencionou a secretária-executiva para a América do Sul no ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), Jussara Carvalho; o cientista peruano José Marengo; a diretora-executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Vanessa Grazziotin; e Ellen Johnson-Sirleaf, ex-presidente da Libéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nós devemos estabelecer 100 indicadores que servirão de referência para entendermos o que deve ser feito em relação à adaptação. Após Belém, haverá um guia, que será como um mapa do caminho das principais preocupações que os 196 países que participam da negociação concordam que são prioritárias.

Infraestrutura

O embaixador ressaltou que o governo brasileiro busca assegurar que os valores da hospedagem nos hotéis em Belém não prejudiquem a participação de todas as delegações no evento.

Meu interesse, obviamente, é impedir que os preços dos hotéis interfiram na presença de todas as delegações em Belém, porque se nós não tivermos todas as delegações em Belém, você pode ter um questionamento sobre a legitimidade do que nós negociamos, porque alguns países não terão podido ir por causa de preço de hotel.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)