Belém recebeu, na segunda-feira (11), uma comitiva de representantes diplomáticos de países do Golfo Pérsico para discutir oportunidades de cooperação e os preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, receberam os embaixadores dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Omã e Bahrein no Palácio do Governo.
O encontro visou consolidar os laços bilaterais, proporcionar oportunidades para parcerias estratégicas e analisar potenciais investimentos, notadamente nos setores de transição energética, economia verde e biotecnologia.
LEIA TAMBÉM!
Helder Barbalho ressaltou que a COP30 em Belém representará uma oportunidade singular para o mundo conhecer a Amazônia e discutir soluções para os desafios ambientais e sociais da região. “A COP no Pará é a chance de fortalecer laços e progredir na economia verde. Desejamos que seja uma conferência de impacto”, declarou.
O embaixador do Kuwait, Talal Rashed Almansour, representando o Conselho de Embaixadores do Golfo Pérsico, destacou os preparativos da capital paraense e manifestou a expectativa de que o evento “supere outras COPs”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vice-governadora Hana Ghassan reiterou que os visitantes poderão conhecer a cultura, a gastronomia e a hospitalidade do povo paraense.
Além da agenda ambiental, o governo estadual ressaltou a relevância de atrair investimentos para a biodiversidade amazônica. Helder Barbalho apontou que a biotecnologia pode ser um impulsionador para o desenvolvimento sustentável, promovendo inovação, valor agregado e auxiliando na transição ecológica global.
A COP30 reunirá líderes de Estado, especialistas e representantes de mais de 190 países para debater metas e estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas.
Fonte por: CNN Brasil