COP30: Ana Toni destaca avanço com 111 metas climáticas apresentadas por países

Ana Toni, da COP30, revela que 111 metas climáticas foram apresentadas, destacando o aumento diário e o fortalecimento do multilateralismo e do Acordo de Paris.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Progresso nas Metas Climáticas na COP30

Até o momento, 111 metas climáticas, conhecidas como NDC (sigla em inglês), foram apresentadas pelos países, conforme informou Ana Toni, diretora-executiva da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (10), ela destacou que esse número tem aumentado diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ana Toni mencionou que, há algumas semanas, apenas 64 NDCs haviam sido contabilizadas. “Esse crescimento demonstra que o multilateralismo e o Acordo de Paris estão funcionando e se fortalecendo”, acrescentou. Sua declaração surge em um contexto de preocupação com o baixo número inicial de NDCs, que poderia indicar um menor engajamento internacional na COP30.

Avanços nas Negociações

O aumento no número de NDCs é visto de forma positiva, especialmente em relação ao acordo sobre a agenda de ações, que possibilitou o início das negociações na COP30. “Esse é um jeito de acelerar as ações”, afirmou Ana Toni, ressaltando que, em edições anteriores do evento, o consenso foi alcançado de forma mais lenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A executiva também enfatizou que o principal foco da COP30 será a implementação das metas climáticas. “Vamos incluir isso em todas as nossas premissas, pois é o nosso objetivo central”, concluiu.

LEIA TAMBÉM!

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile