Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Saúde
  3. Consuma doces no inverno: entenda o motivo e como regular o consumo

Consuma doces no inverno: entenda o motivo e como regular o consumo

O comportamento é explicado por fatores biológicos, hormonais e emocionais. O final da tarde e o início da noite são os períodos mais sensíveis.

Por: Ricardo Tavares

20/07/2025 5:09

3 min de leitura

Consuma doces no inverno: entenda o motivo e como regular o consumo
(Imagem de reprodução da internet).

Em dias mais frios, observa-se frequentemente um aumento na vontade de consumir alimentos doces. Essa mudança no apetite não é meramente psicológica: existem razões fisiológicas, hormonais e emocionais que justificam esse comportamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diminuição da temperatura demanda maior gasto energético para manter a temperatura corporal, o que intensifica a sensação de fome. Os períodos mais curtos e com menor incidência de luz solar, característicos do inverno, também diminuem a produção de serotonina, neurotransmissor associado ao bem-estar. Essa redução leva muitas pessoas a procurarem alimentos mais calóricos, como sobremesas, que estimulam a liberação de serotonina.

Adicionalmente, o metabolismo pode aumentar levemente para preservar a temperatura corporal, elevando a necessidade energética. Os níveis de melatonina se elevam em dias mais escuros e frios, o que pode influenciar o humor e provocar comportamentos alimentares compensatórios, notadamente o consumo de alimentos altamente palatáveis, segundo Gaby Esteves, nutricionista.

Leia também:

Blog post image

Exames nucleares: a forma como a tecnologia de emissão de radiação ajuda a salvar vidas

Blog post image

Dr. Kalil: Especialista detalha os primeiros passos em casos de emergência cardíaca

Blog post image

42% da população brasileira praticou exercícios físicos no período de um ano, aponta pesquisa

O desafio reside no consumo excessivo de doces, que causa flutuações bruscas nos níveis de glicose no sangue, acompanhadas de rápidas quedas, o que intensifica o desejo por açúcar. Esse ciclo pode resultar em compulsão alimentar, afetando a saúde metabólica, o peso e o humor.

O final da tarde e o início da noite são horários críticos. Nessa fase do dia, há uma queda natural nos níveis de serotonina e um aumento do cansaço físico e mental, o que favorece comportamentos compensatórios, como o consumo de doces.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como satisfazer essa vontade de comer doces quando está frio?

Para combater esse desequilíbrio, profissionais da nutrição e da medicina integrativa recomendam o emprego de alimentos e substâncias naturais que auxiliam no controle do apetite e na estabilização dos níveis de glicose.

O cromo, mineral que atua na regulação da insulina e na redução da vontade por doces, é bastante utilizado. O magnésio é importante, já que sua deficiência está associada a quadros de ansiedade e maior desejo por açúcar, e a L-glutamina, aminoácido que pode ser usado como fonte de energia pelo cérebro.

É importante ressaltar que, apesar de serem naturais, o consumo de suplementos desses minerais deve ser feito sob orientação, uma vez que o excesso pode causar prejuízos ao organismo.

O cromógeno pode sobrecarregar rins e fígado em concentrações elevadas, o magnésio em excesso pode provocar alterações intestinais e cardíacas e a glutamina não é recomendada para pessoas com determinados tumores ou problemas hepáticos. Por isso, o ideal é ter acompanhamento médico ou nutricional antes de suplementar, explica Jamar Tejada, farmacêutico naturopata.

A alimentação pode ser ajustada com foco em ingredientes que promovem a saciedade. Alimentos ricos em fibras, como aveia e frutas com casca, juntamente com fontes de proteína e gorduras saudáveis, como ovos, abacate e oleaginosas, auxiliam na manutenção dos níveis de glicose e diminuem a vontade de consumir açúcar.

Morangos, maçã e pera são opções naturais com baixo índice glicêmico que podem substituir sobremesas industrializadas. Para quem não quer abrir mão do doce, preparações caseiras com banana, cacau em pó ou tâmaras são alternativas mais equilibradas.

Dicas para evitar o consumo excessivo de doces

Por que a sensação de fome é mais intensa em baixas temperaturas.

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
alimentação saudávelconsumo de docesdocesinvernovontade de comer
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Mais Notícias

Relatório dos EUA de março já indicava investigação ao Brasil

20/07/2025 8:23 | 4 min de leitura

● Inteligência artificial detecta tendências em ocorrências de acidentes de trânsito

20/07/2025 8:17 | 2 min de leitura

● A alta taxa de juros pode gerar consequências parecidas com as da pandemia, afirma a Embraer

20/07/2025 8:09 | 2 min de leitura

● Exames nucleares: a forma como a tecnologia de emissão de radiação ajuda a salvar vidas

20/07/2025 8:07 | 2 min de leitura

● Compreenda os interesses e as consequências do BRICS na geopolítica mundial

20/07/2025 8:05 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!