Cerca de 7,2 milhões de contribuintes que apresentaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 iniciarão o processamento das restituições com a Receita Federal. A liberação da consulta ao terceiro lote de restituições, o maior já disponibilizado, ocorrerá a partir das 10h. O lote inclui restituições residuais de anos anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em total, 7.219.048 contribuintes receberão um valor total de 10 bilhões de reais. A maior parte do montante será destinada a contribuintes com prioridade no reembolso.
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM!
Venezuela aumenta tarifas para produtos brasileiros e adverte sobre risco a acordos
Lula assina a lei do crédito consignado para trabalhadores da categoria CLT, com ressalvas em relação a informações individuais
Cientista político afirma que setores conservadores consideram que o PT defende a produção e Bolsonaro age contra o Brasil
Aquele que utilizou tanto o procedimento pré-preenchido quanto o Pix, ganhou prioridade no recebimento da restituição neste ano, mesmo sem essa condição ser obrigatória por lei.
A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet. É necessário que o contribuinte clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. É possível também fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento será realizado em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração. Caso identifique alguma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Caso a restituição não seja creditada na conta indicada na declaração, por exemplo, em caso de conta inativa, os valores permanecerão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, através do Portal BB ou através da Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o contribuinte não resgatar o valor da sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte por: Carta Capital