O CMN autorizou, na quinta-feira (29.mai.2025), a renegociação do crédito para produtores rurais impactados pelas secas no início do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão permite que bancos estendam parcelas de operações de custeio rural contratadas com juros subsidiados pelo governo, principalmente no âmbito do Pronamp.
A renegociação pode ocorrer até 8% do saldo das parcelas com vencimento em 2025 das operações de custeio contratadas com juros subsidiados, em cada instituição financeira.
LEIA TAMBÉM!
Compreenda o que é:
Produtores interessados devem solicitar a extensão e apresentar evidências de perdas na produção, juntamente com a impossibilidade de quitar as dívidas dentro do prazo estabelecido.
O prazo para quitar essas operações pode atingir até 3 anos em casos de custeio. As parcelas de investimento com vencimento em 2025 podem ser adiadas por até um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Instituições financeiras que destinaram mais de 90% dos recursos por meio de subsídios do Tesouro Nacional no Rio Grande do Sul durante o ciclo 2024/2025 poderão renegociar percentuais maiores das parcelas com vencimento em 2025.
A ação responde a uma solicitação do setor. Produtores rurais do Rio Grande do Sul realizaram manifestações por duas semanas para solicitar a renegociação do prazo de pagamento das dívidas com a União.
Os manifestantes anunciaram o aumento dos atos de protesto e a realização de uma paralisação. Com tratores exibidos nas estradas, distribuíram faixas com a mensagem “Securitização Já!”.
Fonte por: Poder 360