Congresso da Liga atrai mais de 3 mil pessoas até o sábado, no Centro de Convenções
O 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, o maior evento sobre saúde oncológica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, reúne no Centro de Convenções, em Natal, mais de 3.300 participantes inscritos e reafirma o compromisso da Liga com a educação, a pesquisa e a inovação na área da saúde, promovendo atualização técnica.

O 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, o maior evento sobre saúde oncológica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, reúne no Centro de Convenções, em Natal, mais de 3.300 participantes inscritos e reafirma o compromisso da Liga com a educação, a pesquisa e a inovação na área da saúde, promovendo atualização técnica e fomentando soluções para os desafios oncológicos contemporâneos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Congresso foi projetado para debater alternativas que possibilitem ampliar o acesso à saúde, assegurando cuidado digno para mais indivíduos. Abordaremos desde a gestão eficiente de recursos até a promoção da educação continuada nas equipes multidisciplinares. A tecnologia e a ciência são aliadas fundamentais para oferecer tratamentos mais eficazes, personalizados e humanizados, ressalta o superintendente da Liga, Roberto Magnus Duarte Sales.
O evento iniciou-se com a apresentação principal da oncogeneticista Renata Sandoval, especialista em medicina de precisão do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital da Criança José Alencar, que discutiu os avanços tecnológicos no diagnóstico e tratamento individualizados, em consonância com o conceito de “Precisão em Saúde”.
Leia também:

Equipe do Corpo de Bombeiros resgatou uma jiboia de três metros em área residencial de Natal

Profissionais de saúde de Natal convocam para um novo protesto

Nova legislação estabelece regras para atividades de aluguel de veículos na cidade de Natal
Durante os três dias, outros nomes importantes também integram a programação, incluindo o oncologista e ex-ministro da Saúde Nelson Teich, com formação executiva pela Harvard Business School, e o psicóconsultor em educação e desenvolvimento humano Rossandro Klinjey, professor visitante da Fundação Dom Cabral.
O primeiro dia do evento também contou com diversas atividades simultâneas, organizadas em áreas temáticas: Área de Gestão, com discussões sobre modelos de gestão eficazes e sustentáveis na saúde; Área de Inovação, com a apresentação de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e Internet das Coisas aplicadas à área da saúde; e a Área de Engenharia e Arquitetura, com análises sobre infraestrutura hospitalar e ambientes terapêuticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa incluiu também minicursos e simpósios sobre temas clínicos relevantes, como feridas oncológicas, radioterapia e cuidados paliativos, ministrados por especialistas nacionais e internacionais. A presidente do 8º Congresso e gerente de pesquisa clínica da Liga, Patrícia Cristina Pascoto de Moura, afirmou que o evento foi planejado para conectar saberes e inspirar transformações.
Patricia declarou que a iniciativa promove um ambiente que incentiva o aprendizado, a empatia e a colaboração entre diversas áreas, especialidades e territórios, desafiando o congresso a pensar de forma inovadora, ouvir com sensibilidade e continuar transformando vidas por meio do cuidado.
Na cerimônia de abertura, foi lançada a nova mascote da Liga: a Baleia Lili, que simboliza a força da natureza em conexão com a ciência. As baleias inspiraram os pesquisadores devido à sua resistência ao câncer, resultado de mecanismos genéticos naturais que evitam mutações e promovem a reparação celular. Além de um personagem lúdico, a Baleia Lili representa os valores institucionais da Liga, como ciência, empatia e a humanização do tratamento oncológico.
O Congresso desempenha um papel fundamental na República, exercendo o poder legislativo e fiscal. É responsável por elaborar e aprovar leis, além de fiscalizar o Poder Executivo.
O 8º Congresso da Liga Contra o Câncer aborda o tema central “Acesso, Gestão, Educação e Precisão em Saúde”, reunindo mais de 280 palestrantes e 50 expositores, promovendo debates sobre os principais pilares que impulsionam a transformação do setor. Com uma estrutura abrangente, o evento ocupa 11 espaços físicos e realiza 10 programações simultâneas. A organização do congresso foi planejada para estimular a integração, a inovação e o intercâmbio de vivências entre os participantes.
A Liga Contra o Câncer atua há quase 76 anos como uma das principais referências nacionais em atenção oncológica filantrópica. Atualmente, atende 65% da demanda oncológica do estado, sendo 70% voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações e inscrições: https://congressodaliga.com.br
Fonte por: Tribuna do Norte
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.