Congonhas ganha selo para voos int’rnacionais! ✈️ A SAC aprovou a Aena para operar voos int’rnacionais a partir de 2028. R$ 2 bilhões em obras modernizam o aeroporto de São Paulo. 🚀
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, obteve um parecer positivo da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para iniciar operações de voos internacionais regulares de passageiros. A decisão, anunciada na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, foi resultado de uma proposta apresentada pela Aena, a concessionária responsável pela administração do terminal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O início das operações internacionais está previsto para 2028, após a conclusão de um projeto de modernização que envolve investimentos superiores a R$ 2 bilhões. O projeto inclui a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação do número de pontes de embarque, um novo pátio para aeronaves e hangares para as companhias aéreas.
A localização estratégica do aeroporto, no centro da cidade, facilita o acesso para viajantes que desejam evitar deslocamentos longos até outros aeroportos, como Guarulhos, para voos internacionais. A Aena, que assumiu a administração do Congonhas após o processo de concessão, é a principal interessada na expansão das operações do aeroporto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As adaptações na infraestrutura também incluem acomodações para órgãos de controle, como Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), requisitos obrigatórios para aeroportos com voos internacionais.
A Aena esclareceu que o parecer da SAC abre a possibilidade de o Aeroporto de Congonhas receba voos internacionais, e que a empresa verificará o interesse das companhias aéreas nesse mercado. O início das operações só ocorrerá após junho de 2028, com a conclusão das obras de ampliação e modernização.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.