Conflito na Câmara: Lideranças Divergem Sobre Projeto Antifacção e Anistia
Conflito na Câmara: Presidente Republicanos-PB corta contato com Sóstenes (PL). Tensão política surge após veto a projeto Antifacção (5.582/2025). Motta e Lindbergh também rompem relações
Conflito entre Lideranças da Câmara Gera Tensão Política
O presidente da Câmara dos Deputados, representando o partido Republicanos-PB, anunciou que não mantém conversas com o líder do Partido Liberal (PL) na Casa, que atua no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, e o deputado classificou a situação como “problemas normais de trabalho”, ressaltando que se tratou de um “desentendimento” e não de um rompimento formal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motivo do Desentendimento: Veto em Projeto Antifacção
O conflito surgiu após o líder do PL vetar os números 19 e 29, que haviam sido apresentados pelo partido ao projeto Antifacção (5.582 de 2025), datado de 18 de novembro. As medidas barradas visavam alterar dispositivos relacionados à Lei Antiterrorismo (13.260 de 2016) e equiparar facções criminosas a grupos terroristas.
A intenção era fortalecer o combate ao crime organizado, buscando uma abordagem mais abrangente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Repercussão e Reações
O presidente da Câmara comunicou o desentendimento por meio de mensagem no WhatsApp, e desde então não tem mais contato com Sóstenes. Em resposta, Sóstenes, do Partido Trabalhista (PT-RJ), declarou ao Poder360 que pretende conversar com Motta ainda nesta terça-feira, sobre o Projeto de Lei da Anistia, que visa conceder anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro.
Divergências e Críticas
Motta também rompeu relações com a liderança do PT. “Não tenho mais interesse em ter nenhum tipo de relação com o deputado [PT-RJ]”, afirmou Motta na segunda-feira, 24 de novembro. Em contrapartida, Lindbergh utilizou sua conta na rede social X para criticar a postura do petista, afirmando que “política não se faz como clube de amigos”.
Leia também:
Hugo Motta e Mendonça Filho Discutem PEC da Reforma da Previdência no Congresso
ACM Neto e União Brasil Discorrem sobre Segurança Pública e Críticas ao PT em Curitiba
Receita Federal desmantela esquema bilionário com Grupo Refit e alvos políticos!
Ele também descreveu suas posições como “transparentes e previsíveis”, contrastando com a atuação de Motta, a quem acusou de agir “na surdina e erraticamente”.
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












