Conflito entre Lula e o Congresso
O presidente Lula (PT) se deparou com os presidentes das duas Casas do Congresso, que também o desafiaram. Agora, eles ameaçam o governo com duas estratégias poderosas: pautas-bomba que podem fragilizar ainda mais a política fiscal e a possibilidade de rejeitar a indicação do presidente para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula enfrenta dificuldades para construir uma maioria sólida no Legislativo e para diminuir o poder que os parlamentares conquistaram através das emendas. No entanto, dois fatores parecem dar confiança ao presidente. O primeiro é a expectativa de aumentar sua popularidade com o anúncio feito na quarta-feira (26) para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
O segundo fator é o apoio que acredita ter para barrar medidas do Legislativo que não lhe agradam, além das investigações da Corte contra parlamentares por mau uso de emendas. O desequilíbrio nas contas públicas e a tensão política em Brasília (DF) não são novidades, mas a situação se agravou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É nesse contexto que surgem apelos ao “diálogo”, com o argumento de que “ninguém ganha nada com isso”. Contudo, na prática, as questões fundamentais e as crises permanecem inalteradas, aguardando as eleições do próximo ano, que ainda estão indefinidas.
