Conflito em Sinaloa resulta em mortes e detenções
Na última segunda-feira (3), autoridades do estado de Sinaloa, localizado na costa do Pacífico do México, foram alvo de um ataque por um grupo armado. O ministro da Segurança, Omar Garcia Harfuch, informou que 13 criminosos foram mortos durante o confronto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das mortes, quatro indivíduos foram presos e nove pessoas que haviam sido sequestradas foram resgatadas pelas autoridades. O estado de Sinaloa tem enfrentado um aumento da violência ao longo do último ano, em meio a disputas entre facções do Cartel de Sinaloa, enquanto as forças de segurança tentam restabelecer a ordem na região.
Cartel de Sinaloa e suas operações
O Cartel de Sinaloa, nomeado em homenagem ao estado onde foi fundado, é conhecido por seu envolvimento no tráfico de substâncias como fentanil, metanfetamina e heroína para os Estados Unidos. Em 25 de julho de 2024, Ismael “El Mayo” Zambada, um dos cofundadores do Cartel, foi detido na cidade de El Paso, Texas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo dia, Joaquin Guzman Lopez, filho de Joaquin “El Chapo” Guzman, também foi preso. Ambos enfrentam diversas acusações nos Estados Unidos, relacionadas ao comando das operações criminosas do Cartel, incluindo a fabricação e o tráfico de fentanil, conforme comunicado do Departamento de Justiça americano.
Zambada cofundou o Cartel de Sinaloa ao lado de El Chapo, que foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e atualmente cumpre uma pena de prisão perpétua em uma penitenciária de segurança máxima.
