Confiança na PM do Rio Sobe em 2 Anos: Pesquisa Revela Números Surpreendentes

Confiança na PM do Rio sobe em 2 anos, aponta pesquisa. Estudo da Genial/Quaest aponta 7 pontos percentuais de aumento na confiança da população carioca na PM.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Confiança na PM do Rio Aumenta em 2 Anos, Aponta Pesquisa

Um levantamento da Genial/Quaest, divulgado na segunda-feira (3.nov.2025), aponta um aumento de 7 pontos percentuais na confiança da população do Rio de Janeiro na Polícia Militar (PM) nos últimos dois anos. Em novembro de 2023, 65% dos entrevistados expressaram confiança na instituição, elevando-se para 72% em outubro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa foi conduzida dois dias após a ação policial nos Complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortos.

Forças Armadas Mantêm Maior Confiança entre Fluminenses

Segundo o estudo, as Forças Armadas continuam sendo a instituição mais confiável entre os moradores do Rio de Janeiro, com 83% dos entrevistados demonstrando confiança. Essa marca é superior à da Polícia Militar e do Poder Judiciário, que também apresentaram variações em seus níveis de confiança ao longo do período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queda na Confiança no Poder Judiciário

O levantamento também revelou uma queda na confiança da população no Poder Judiciário. Em novembro de 2023, 67% dos entrevistados expressaram confiança na instituição, enquanto em outubro de 2025 essa porcentagem caiu para 61%. Essa tendência de declínio pode estar relacionada a questões judiciais em andamento e percepções sobre o sistema legal.

Perfil dos Entrevistados e Confiança

A pesquisa identificou que indivíduos que se consideram “direita não bolsonarista” e “independentes” são os que mais confiam na PM e nas Forças Armadas. Por outro lado, o Poder Judiciário demonstra maior confiança entre aqueles que se identificam como “esquerda não lulista” e “lulista”.

LEIA TAMBÉM!

O estudo foi realizado com 1.500 residentes do Rio, com 16 anos ou mais, entre 30 e 31 de outubro de 2025, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile