Confiança do setor produtivo atinge nível mais baixo desde 2020, aponta a CNI

A CNI aponta para um “aprofundamento da falta de confiança que tem sido observada no setor industrial brasileiro a partir de janeiro de 2025”.

11/07/2025 15:43

2 min de leitura

Confiança do setor produtivo atinge nível mais baixo desde 2020, aponta a CNI
(Imagem de reprodução da internet).

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou o nível mais baixo desde junho de 2020, período da pandemia de Covid-19, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na sexta-feira, 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho, o índice recuou 1,3 ponto, de 48,6 para 47,3 pontos. Conforme a metodologia, valores superiores a 50 pontos denotam confiança dos empresários, enquanto valores inferiores a essa marca indicam ausência de confiança.

A CNI aponta para um aprofundamento da falta de confiança no setor industrial brasileiro, conforme dados divulgados desde janeiro de 2025.

Leia também:

Representa o sétimo mês consecutivo em patamar inferior a 50 pontos, a segunda pior sequência no campo negativo da história do indicador, restando apenas pior que os resultados observados entre 2015 e 2016, durante a crise econômica.

O aumento adicional das taxas de juros na última reunião do Copom intensificou o agravamento das expectativas e da confiança dos industriais, afirmou Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa

O índice que avalia as expectativas dos industriais para os próximos seis meses recuou 1,2 ponto em julho, situando-se abaixo de 50 pontos. Trata-se da primeira vez desde janeiro de 2023 que os empresários do setor industrial manifestam pessimismo em relação ao futuro, segundo a CNI.

Em julho, o Índice de Expectativas atingiu 49,7 pontos. Ao ficar abaixo da linha divisória, o indicador revela que as perspectivas dos industriais para a economia e os próprios negócios nos próximos seis meses tornaram-se negativas, apontou a Confederação.

O Índice de Expectativas é um dos dois componentes do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Outro componente é o chamado Índice de Condições Atuais (ICEI), que caiu 1,7 ponto no mês atual, ficando em 42,4 pontos.

A análise do relatório divulgado aponta que as condições econômicas brasileiras e dos negócios são mais desfavoráveis do que há seis meses. Para esta edição da pesquisa mensal da CNI, foram consultadas 1.209 empresas, sendo 482 de pequeno porte, 442 de médio porte e 285 de grande porte, entre os dias 1º e 7 de julho de 2025. Isso ocorreu antes do anúncio do governo dos EUA sobre a possível imposição de tarifas de importação de 50%.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.