Condenação do STF e a Superação da Desinformação
A condenação dos réus do núcleo 4 da trama golpista pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conhecido como núcleo da desinformação, sinaliza que o Brasil está começando a superar um ciclo de mentiras e ataques à democracia. Essa análise é de Rudá Ricci, cientista político e presidente do Instituto Cultiva, em entrevista ao Conexão BdF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ricci observa que a postura do ministro Luiz Fux pode ser vista como uma tentativa de se alinhar ao grupo mais próximo do bolsonarismo dentro da Corte. “O que vimos no julgamento é que, pelo menos no campo institucional, essa lógica [da desinformação] está se desfazendo e nós estamos virando a página do Brasil”, afirma.
Reconstrução da Confiança nas Instituições
Para o cientista político, a decisão do STF representa um marco na reconstrução da confiança nas instituições. Contudo, ele ressalta que o combate à desinformação deve ir além das cortes. “Precisamos ser um povo mais racional, menos impulsivo e que tenha desconfiança sobre aquilo que fala, mesmo quando é verdade. A base da democracia não é a certeza absoluta de tudo, é a dúvida”, defende.
LEIA TAMBÉM!
Bolsonaro pode iniciar cumprimento de pena em novembro; jurista critica prisão domiciliar como ilegal
MST considera nomeação de Boulos como avanço na participação social no governo Lula
Vício em apostas online leva brasileiros a não pagarem aluguel, revela pesquisa. 36% dos jovens inadimplentes são afetados
Ricci também analisa a posição de Fux, que divergiu dos colegas ao votar pela absolvição dos réus, considerando isso uma “estratégia política”. Ele acredita que o ministro se alinha a um bloco com filiação bolsonarista, criando uma situação em que três ministros podem ter uma postura mais firme.
Consequências das Condenações
Os réus do núcleo 4 foram condenados nesta terça-feira (21) por crimes como organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado. Ricci afirma que essas decisões mantêm a coerência com o primeiro julgamento do STF, que também condenou os réus do núcleo crucial, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “A partir de agora, todos os julgamentos de núcleos vão ter que ter a coerência com o primeiro julgamento. Não vejo muita alternativa”, prevê.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre Carlos César Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal, condenado por dois crimes, Ricci acredita que o julgamento abre caminho para novas responsabilizações. “Mesmo tendo menos acusações acolhidas, ele abre uma janela para envolver outras pessoas como Valdemar da Costa Neto [presidente do PL]”, indica.
A Liberdade de Expressão e os Limites da Democracia
Por fim, o cientista político enfatiza que “na democracia existe regra e ela exige limite. Quem faz de tudo para destruir a democracia está cometendo crime. Isso não é liberdade de expressão”.