Comvest aplica prova do Vestibular Indígena 2026 com 1.098 candidatos em cinco cidades. Abstenção cai e resultados serão divulgados em fevereiro!
No último domingo, 11 de janeiro, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) aplicou a prova do Vestibular Indígena 2026, em parceria com a UFSCar. Ao todo, 1.098 candidatos participaram do exame, que ocorreu em cinco cidades: Campinas (SP), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Comvest registrou uma leve redução nos índices de abstenção em comparação à edição anterior, que caiu de 46,8% para 46,1% no Vestibular 2026. Dos 2.037 inscritos, 941 não compareceram. O menor índice de ausentes foi em São Gabriel da Cachoeira, com 40,5%, abaixo da média geral.
Em Campinas, 137 candidatos realizaram a prova, resultando em uma abstenção de 51,8%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados sobre os índices de abstenção por cidade estão disponíveis no site da Comvest. A prova e o gabarito podem ser consultados na mesma página. O exame consistiu em 50 questões de múltipla escolha, divididas entre Linguagens e Códigos (14 questões), Ciências da Natureza (12 questões), Matemática (12 questões), Ciências Humanas (12 questões) e uma Redação.
A Redação apresentou duas propostas para os candidatos, ambas relacionadas à Inteligência Artificial. A primeira pedia um manifesto sobre a participação indígena no desenvolvimento de uma IA generativa. A segunda solicitava um relato em diário de campo de um jovem envolvido em um projeto de pesquisa para preservar uma língua indígena.
A Comvest divulgará a lista de convocados para matrícula no dia 2 de fevereiro de 2026, em seu site. A matrícula deverá ser realizada online, das 9 horas do dia 3 de fevereiro até as 17 horas do dia 4 de fevereiro. A segunda chamada será anunciada no dia 9 de fevereiro, com até cinco chamadas previstas.
Esta é a 19ª edição do Vestibular Indígena e a oitava na Unicamp, que oferece 130 vagas em todos os cursos, enquanto a UFSCar disponibiliza até duas vagas em 65 diferentes opções de cursos.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.