Comunidade de Porto Alegre recebe iniciativa cultural que oferece oficinas sem custo
A Residência Vielas desenvolve ações direcionadas a jovens e estudantes no bairro Bom Jesus.
A comunidade da Bonja, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, receberá a primeira fase do projeto Residência Vielas — Arte e Inclusão Social, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19). A iniciativa é promovida pelo Vielas Espaço Cultural, de Caxias do Sul, e visa valorizar a diversidade e fomentar a transformação social através da arte e da educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O curso ocorre no Centro de Educação Ambiental (CEA) e contempla duas oficinas: Arte com Sucata, com o artista plástico Andrigo Martins, e Música, liderada pelo produtor musical e rapper Nego Dinóia, ambos de Caxias do Sul. Outras oficinas estão programadas para outubro a dezembro, destinadas a crianças, jovens e educadores sociais do CEA, de acordo com a disponibilidade e o interesse dos participantes.
“A Bonja foi selecionada por sua narrativa de luta e resistência, que se conecta diretamente com a realidade das favelas de Caxias do Sul. Desejamos construir conexões, aproximar áreas e demonstrar como a arte pode ser um instrumento para a transformação social”, declara Catiuscia Xavier, voluntária do Vielas Espaço Cultural e assistente de produção do projeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fase em Porto Alegre inclui, além das atividades de abertura, cinco oficinas destinadas a jovens e educadores: Tranças Afro, conduzida pela trancista Geórgia Rosa; Graffiti, com a artista visual Sabrina Souza; Fotocerâmica, com a mentora de projetos criativos Carol Biberg; Produção de Vídeos com Celular, com o cineasta Gustavo Spolidoro; e Arte e Inclusão, com a arte educadora e consultora em acessibilidade Patrícia Rangel. Todas as oficinas são gratuitas e fornecem certificado de participação.
Estima-se que mais de 200 indivíduos sejam afetados, em um período de 12 meses, pelo projeto, a ser implementado em 2026 no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. O evento de destaque será o Festival Residência Vielas, com data prevista para maio ou junho do próximo ano.
Leia também:
Unifesp lança curso de Arquitetura e Urbanismo na zona leste de São Paulo com 60 vagas para 2026
São Paulo sedia a Career Fair em novembro com oportunidades de emprego e networking internacional
Unesp divulga orientações essenciais para o Vestibular 2026; saiba tudo sobre as provas!
Em Serra Gaúcha, as atividades serão direcionadas a professores e alunos da rede escolar, com disponibilidade de vagas para crianças e adolescentes da comunidade. A inscrição ocorrerá por meio de formulário eletrônico, a ser publicado em breve antes do início das oficinas.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












