Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Bem-Estar
  3. Compreenda os efeitos da invalidade do diagnóstico em pessoas autistas

Compreenda os efeitos da invalidade do diagnóstico em pessoas autistas

O aumento dos diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil tem gerado debates que vão além do âmbito científico e médico. Se, por um l…

Por: Ricardo Tavares

18/09/2025 13:03

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O aumento dos diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil tem gerado debates que vão além do âmbito científico e médico. Se, por um lado, a ampliação do acesso a serviços especializados e a disseminação de informações qualificadas elevaram a conscientização sobre a condição; por outro, surgiram questionamentos acerca de sua validade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificaram-se 2,4 milhões de pessoas com autismo, correspondendo a aproximadamente 1,2% da população. No grupo de crianças de 5 a 9 anos, a incidência é de 2,6%, com maior ocorrência em meninos (1,5%) em comparação com meninas (0,9%).

O Aumento de Diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O aumento de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo maior conscientização sobre o transtorno, critérios diagnósticos mais abrangentes e a expansão da aplicação desses critérios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto, explica que o incremento nos diagnósticos não indica que o autismo “surgiu” de forma repentina, mas sim que atualmente há mais informações, acesso a serviços e profissionais qualificados para identificar o transtorno. “O aumento de diagnósticos reflete mais acesso, visibilidade e conscientização. Mas, atenção: não significa que de repente o autismo virou moda ou que todos são autistas”, ressalta.

Ela ressalta que a expansão dos critérios possibilitou identificar profissionais que demandam apoios distintos, os quais antes não eram identificados. “Muitas famílias procuram avaliação justamente porque possuem hoje maior consciência sobre o espectro”, afirma.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cenoura: 8 Benefícios Incríveis para a Saúde e Imunidade

Imagem do post relacionado, leia tambem!

SUS oferece 10 tratamentos e procedimentos gratuitos para a população

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Inflexibilidade Metabólica: Por que é tão difícil emagrecer?

Riscos da Deslegitimação do Diagnóstico

A deslegitimação do diagnóstico acarreta riscos significativos para a saúde dos pacientes e para o sistema de saúde como um todo.

Com o aumento da facilidade no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, também se intensifica a disseminação de discursos que o desvalorizam. Expressões como “hoje em dia é tudo autismo” ou “antigamente era apenas timidez” são frequentemente utilizadas, fomentando preconceitos e sustentando o capacitismo.

Reduzir as necessidades reais das pessoas no espectro e reforçar a ideia de que elas precisam esconder suas dores, através de frases como “agora todo mundo é autista” ou “é só jeito de ser”, é perigoso, alerta a neuropsicóloga.

Impacto da Descredibilização

A descredibilização do diagnóstico afeta indivíduos com autismo.

A descredibilização do diagnóstico transcende a linguagem. Escolas e empregadores podem interromper adequações necessárias, famílias encontram dificuldades para assegurar seus direitos e os autistas percebem que sua condição não é considerada.

O diagnóstico vai além da identificação de características; ele avalia prejuízos no funcionamento social, acadêmico e ocupacional, sendo resultado de avaliação multidisciplinar. Considerá-lo como moda ou excesso configura capacitismo, o que o isola ainda mais, segundo Bárbara Calmeto.

A Luta Contra a Desinformação

Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) identificou um crescimento de 15.000% em conteúdos relacionados a falsas causas e supostas curas para o transtorno do espectro autista, em grupos de aplicativos de mensagens, no período entre 2019 e 2024. Esse tipo de informação contribui para reforçar a noção de que o diagnóstico seria uma “rótula” e diminui o reconhecimento social da condição.

Adicionalmente, para profissionais, é imprescindível mais informação embasada e em políticas públicas que assegurem diagnósticos de qualidade e apoio adequado em todas as fases da vida. “Precisamos de informação confiável. O autismo é plural. Não é rótulo, não é moda, não é exagero. É uma condição neurológica que precisa ser respeitada e compreendida, com suporte adequado em cada fase da vida”, conclui Bárbara Calmeto.

Por Priscila Correia

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Autismo BrasilConscientização AutismoDeslegitimação DiagnósticoDiagnóstico AutismoDiagnóstico QualidadeImpacto DescredibilizaçãoRiscos DescredibilizaçãoTEA
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Famosos

Sammy Sampaio Provoca Furor ao Declarar: "Influenciador Ganha Mais que Médico"

18/12/2025 16:58 | 2 min de leitura

● PF pede autorização para interrogar Jair Bolsonaro sobre cofres no Palácio do Alvorada

18/12/2025 17:09 | 1 min de leitura

● Trump afirma que Venezuela "roubou" petróleo dos EUA e gera polêmica sobre expropriações

18/12/2025 16:55 | 2 min de leitura

● CGT e sindicatos atóis contra reforma trabalhista na Casa Rosada!

18/12/2025 17:35 | 2 min de leitura

● Trump assina decreto histórico para acelerar reclassificação da maconha nos EUA em 2025!

18/12/2025 16:33 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!