O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Dan Caine, detalhou o cronograma dos ataques planejados contra instalações nucleares iranianas, a ação com o codinome “Operação Martelo da Meia-Noite”, que foi apresentada por ele e pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, em uma coletiva de imprensa no Pentágono, neste domingo (22).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação iniciou pouco antes da meia-noite de sexta-feira (20), estendendo-se até a noite de sábado (21), segundo Caine. Alguns bombardeiros B-2 partiram dos EUA seguindo para o oeste como isca, enquanto os demais “viajavam discretamente para o leste, com comunicação mínima durante o voo de 18 horas”.
O comandante relatou que, por volta das 17h (horário dos EUA), um submarino norte-americano lançou mais de duas dezenas de mísseis de cruzeiro Tomahawk de ataque terrestre contra alvos-chave da infraestrutura de superfície na instalação nuclear de Isfahã, no Irã.
LEIA TAMBÉM!
O bombardeiro B-2 liderou o ataque e lançou duas bombas destrutivas para bunkers na instalação nuclear de Fordow, declarou-se, e os bombardeiros remanescentes atingiram seus alvos.
Os alvos adicionais foram atingidos, informou o militar, entre 18h40 e 19h05 (no horário dos Estados Unidos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Irã, os ataques aconteceram por volta das 2h10 de domingo (22).
Caine afirmou que “os militares americanos então começaram seu retorno para casa”, observando que nenhum tiro foi disparado pelo Irã contra os EUA na entrada ou na saída.
Fonte por: CNN Brasil