Compositor afirma que a Square Enix foi desmantelada após a saída de Hironobu Sakaguchi

A saída de Nobuo Uematsu da Square Enix colocou a empresa em uma situação difícil, que demandou tempo para ser superada.

26/06/2025 14:15

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Apesar da Square Enix ainda ser uma das maiores desenvolvedoras de jogos do Japão, o compositor Nobuo Uematsu acredita que ela “colapsou” em 2003. Ele afirma que isso ocorreu após a decisão de Hironobu Sakaguchi de deixar a empresa, em decorrência do fracasso do filme Final Fantasy: The Spirits Within.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de não ter sido um dos fundadores da desenvolvedora, Sakaguchi se destacou internamente como um dos criadores da série Final Fantasy. Ele e Uematsu colaboraram em vários capítulos da série, que foi considerada uma das mais bem-sucedidas do mercado durante diversas gerações de consoles.

Na participação no podcast NOBIYO To Isshoni, o compositor declarou que a empresa se encontrava sem uma liderança sólida após a saída de seu colega. “Não tínhamos sequer uma organização corporativa adequada, mas todos escutavam ele. É meio que uma qualidade com a qual você precisa nascer”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Talvez Sakaguchi não perceba disso, mas a situação da Square Enix ficou terrível após sua saída”, continuou Uematsu. “Ele saiu e a organização entrou em colapso repentino. Eu pensei para mim mesmo – oh, não, eu devo sair daqui”, explicou. Além de perder muitos de seus veteranos, a empresa também passou por uma crise de identidade ao se fundir com a Enix em 2003.

O compositor declara, na mesma entrevista, que considera que a versão atual da Square Enix conseguiu superar os problemas anteriores. Apesar de ter deixado a empresa em 2004, o compositor continuou colaborando com ela como contratado.

Leia também:

Apesar de não ser mais responsável pelas trilhas sonoras da série Final Fantasy, ele continua colaborando com os temas de alguns capítulos. Hiori decidiu abandonar a empresa tanto devido a pressões financeiras de acionistas quanto por sua própria insatisfação com a direção de sua carreira.

Apesar de ter deixado a Square Enix oficialmente em 2003, ele estava sem emprego desde 2001, passando três anos deprimido e desmotivado. Somente com o apoio de amigos como Takehiko Inoue (autor de Slam Dunk e Vagabond) e Akira Toriyama (de Dragon Ball) ele recuperou a motivação para fundar a Mistwalker em 2004.

Atualmente, os dois profissionais mantêm uma ótima relação com a companhia que ajudaram a transformar em um dos maiores nomes do mercado japonês. Ela foi responsável por distribuir as versões de consoles e PC de Fantasian, RPG por turnos que saiu originalmente para o Apple Arcade.

Fonte: Automaton-Media

FANTASIAN Neo Dimension disponibiliza demo gratuito em todas as plataformas.

Fonte por: Adrenaline

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.