Compositor afirma que a Square Enix foi desmantelada após a saída de Hironobu Sakaguchi
A saída de Nobuo Uematsu da Square Enix colocou a empresa em uma situação difícil, que demandou tempo para ser superada.

Apesar da Square Enix ainda ser uma das maiores desenvolvedoras de jogos do Japão, o compositor Nobuo Uematsu acredita que ela “colapsou” em 2003. Ele afirma que isso ocorreu após a decisão de Hironobu Sakaguchi de deixar a empresa, em decorrência do fracasso do filme Final Fantasy: The Spirits Within.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de não ter sido um dos fundadores da desenvolvedora, Sakaguchi se destacou internamente como um dos criadores da série Final Fantasy. Ele e Uematsu colaboraram em vários capítulos da série, que foi considerada uma das mais bem-sucedidas do mercado durante diversas gerações de consoles.
Na participação no podcast NOBIYO To Isshoni, o compositor declarou que a empresa se encontrava sem uma liderança sólida após a saída de seu colega. “Não tínhamos sequer uma organização corporativa adequada, mas todos escutavam ele. É meio que uma qualidade com a qual você precisa nascer”, explicou.
Leia também:

A atualização 4.0.1 introduz a nova classe Druida em Diablo Immortal

Ofertas de jogos de PC na Epic Games; descontos de até 80% disponíveis

A Capcom expande sua presença no mercado de PC, observando uma diminuição da participação da PlayStation
“Talvez Sakaguchi não perceba disso, mas a situação da Square Enix ficou terrível após sua saída”, continuou Uematsu. “Ele saiu e a organização entrou em colapso repentino. Eu pensei para mim mesmo – oh, não, eu devo sair daqui”, explicou. Além de perder muitos de seus veteranos, a empresa também passou por uma crise de identidade ao se fundir com a Enix em 2003.
O compositor declara, na mesma entrevista, que considera que a versão atual da Square Enix conseguiu superar os problemas anteriores. Apesar de ter deixado a empresa em 2004, o compositor continuou colaborando com ela como contratado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de não ser mais responsável pelas trilhas sonoras da série Final Fantasy, ele continua colaborando com os temas de alguns capítulos. Hiori decidiu abandonar a empresa tanto devido a pressões financeiras de acionistas quanto por sua própria insatisfação com a direção de sua carreira.
Apesar de ter deixado a Square Enix oficialmente em 2003, ele estava sem emprego desde 2001, passando três anos deprimido e desmotivado. Somente com o apoio de amigos como Takehiko Inoue (autor de Slam Dunk e Vagabond) e Akira Toriyama (de Dragon Ball) ele recuperou a motivação para fundar a Mistwalker em 2004.
Atualmente, os dois profissionais mantêm uma ótima relação com a companhia que ajudaram a transformar em um dos maiores nomes do mercado japonês. Ela foi responsável por distribuir as versões de consoles e PC de Fantasian, RPG por turnos que saiu originalmente para o Apple Arcade.
Fonte: Automaton-Media
FANTASIAN Neo Dimension disponibiliza demo gratuito em todas as plataformas.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.