A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira 17, a urgência para o projeto que concede anistia a condenados por atos golpistas. A votação foi acelerada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ocorreu em meio a manifestações de parlamentares contrários à medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta tornou-se a principal pauta da oposição devido ao seu potencial de favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a organização criminosa que tentou um golpe de Estado. Motta anunciou a votação poucos minutos após a Mesa Diretora da Câmara convocar uma sessão extraordinária para as 20h30.
Houve 311 votos a favor, 163 votos contra e 7 votos de abstenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhe o voto de cada deputado.
O pedido de urgência foi apresentado por Rodrigo Gambale (SP), líder do Podemos. Juntamente com ele, apoiam a iniciativa representantes das comissões do Republicanos, União Brasil, PP, PL e da federação PSDB/Cidadania.
LEIA TAMBÉM!
Após a condenação de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal na semana passada, cresceu a pressão de apoiadores do ex-presidente para que o assunto seja discutido. Ademais, o Centrão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciaram articulações para aprovar a proposta, com a expectativa de que Bolsonaro apoie a candidatura presidencial de Freitas.
Fonte por: Carta Capital
