Como otimizar horários de pico para aumentar a lucratividade em restaurantes
Especialista demonstra como a organização e a estratégia podem converter períodos de grande movimentação em vantagem competitiva.

Para muitos gestores do setor gastronômico, o horário de pico representa um desafio constante. Salão lotado, filas, pedidos acumulados e equipe sobrecarregada são sinais comuns nesse momento. Contudo, segundo o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi, o problema não reside no aumento de clientes, mas na maneira como o fluxo é gerenciado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desconsiderar os padrões de movimento — sejam diários, semanais, sazonais ou influenciados por eventos — pode levar à insatisfação dos clientes, desperdício e perda de lucro. Com planejamento e processos bem definidos, o aumento do movimento pode representar a maior oportunidade de rentabilidade e eficiência.
Preparar e sincronizar a equipe antes de cada expediente.
O pré-turno assegura que todos compreendam as metas do dia, os desafios e as funções de cada um. É mais do que uma reunião informativa, representando um momento para reforçar a cultura e engajar a equipe, promovendo agilidade e uma melhor experiência para o cliente.
Leia também:

Até 2030, 22% dos empregos sofrerão transformações no mercado de trabalho

Sebrae afirma que o Plano Brasil Soberano visa salvaguardar pequenos exportadores da incidência de tarifas impostas pelos EUA

Otimize a estratégia com três medidas para impulsionar o download de aplicativos e diminuir os gastos com a captação de usuários
Normalizar os procedimentos no salão e na cozinha.
O atendimento, o preparo, a limpeza e o fechamento devem seguir procedimentos claros e consistentes. A padronização diminui falhas e aprimora o controle, possibilitando que o restaurante opere com maior eficiência.
Otimizar o cardápio para agilidade e lucratividade.
O cardápio estratégico foca em pratos com alta saída, preparo ágil e bom potencial de lucro. Itens com baixa venda desvalorizam o espaço e prejudicam a operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desenvolver diagramas que otimizem o fluxo de trabalho.
A disposição de equipamentos, materiais e postos de trabalho deve reduzir movimentações e evitar desperdícios. Um projeto otimizado aprimora o fluxo e diminui os atrasos.
Utilizar listas de verificação para assegurar a qualidade.
Checklists para limpeza, mise en place, abertura e fechamento asseguram que todos os detalhes sejam cumpridos. Esse recurso mantém a consistência, mesmo nos momentos mais movimentados.
Investir em estratégia e cultura organizacional converte o auge do movimento em uma chance de firmar o restaurante como negócio rentável e duradouro, sem afetar a qualidade do serviço.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)