Como introduzir outro idioma na vida da criança no Dia da Educação Infantil?
Jogos e atividades recreativas, como canções e brincadeiras, auxiliam as crianças a aprenderem de maneira espontânea.

Nesta segunda-feira (25), comemora-se o Dia Nacional da Educação Infantil, data que reforça a importância dos primeiros anos de estudo na formação de uma pessoa. A infância é considerada uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano, pois é a fase em que o cérebro está mais receptivo e sensível a estímulos e à aprendizagem, incluindo os linguísticos.
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Crianças expostas a mais de um idioma aumentam as chances de desenvolver habilidades cognitivas, incluindo atenção, memória, raciocínio lógico e flexibilidade mental. Estudos da Universidade de Stanford, no projeto Bilingual Brains, mostram que crianças que aprendem duas línguas desde cedo apresentam capacidades aprimoradas em áreas como a resolução de problemas e o pensamento crítico, competências fundamentais para o sucesso acadêmico e para a adaptação a novos contextos globais.
Aprender outro idioma é uma ferramenta valiosa para o futuro. Com ele, a criança expande seu horizonte e abre caminhos para diversas oportunidades, incluindo viagens ao exterior e o contato com diferentes culturas, além de possibilitar o estudo em outro país ou a conquista do emprego desejado. Por isso, é importante incentivar essa aquisição desde a infância, afirma Marcelo Barros, diretor de educação do CNA+.
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Para estimular o aprendizado, Marcelo apresentou algumas maneiras de incorporar um segundo idioma na vida de uma criança. “Quando o aprendizado é realizado por meio de brincadeiras, músicas e exploração do mundo, o idioma estrangeiro deixa de ser uma disciplina e se torna uma experiência”, afirma.
Verifique as propostas:
Música e vídeos. A música atinge as áreas emocionais e da memória do cérebro, e informações e instruções transmitidas por meio de canções têm mais chances de serem memorizadas. Melodias e repetições facilitam a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais. O ritmo, junto com um vídeo animado, ajuda as crianças a internalizarem a pronúncia de forma natural, sem esforço consciente, além de prender a atenção e promover estímulo auditivo que melhora a compreensão oral.
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Histórias e livros ilustrados. Narrativas despertam a imaginação das crianças. Unidas a imagens, auxiliam na construção do entendimento ou na identificação do significado, mesmo quando algumas palavras não são compreídas. Isso diminui a frustração e incentiva a “decifração” da língua. Esse modelo constrói vocabulário contextualizado e promove familiaridade com estruturas e narrativas. Livros bilíngues com histórias e ilustrações expressivas possibilitam que pais e filhos leiam juntos, mesmo que não todos sejam fluentes.
Jogos e brincadeiras. Utilizar um segundo idioma por meio de jogos torna o aprendizado natural e agradável. Jogos de memória com imagens e palavras, bem como brincadeiras de faz de conta com instruções em outra língua, estabelecem situações de comunicação reais, incentivando o uso prático da nova língua. Essa abordagem desenvolve vocabulário relacionado a ações e objetos cotidianos, promove o aprendizado social e gera motivação e aprendizado sem que a criança perceba.
Rotinas bilíngues. A introdução de outro idioma no dia a dia promove um ambiente de imersão leve e contínuo. A repetição de frases e expressões na rotina diária auxilia a criança a conectar palavras a ações concretas, fortalece a compreensão e desenvolve o uso espontâneo. A rotina incorpora a língua estrangeira como parte da vida da criança, e não apenas como uma aula, além de estimular a escuta ativa e a memória. Por exemplo: utilizar expressões do dia a dia, como “Let’s brush your teeth” (“Vamos escovar os dentes”) ou “Time to eat” (“Hora de comer”) durante as atividades, repetindo-as diariamente e utilizando gestos que auxiliem na associação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
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