Como introduzir outro idioma na vida da criança no Dia da Educação Infantil?
Jogos e atividades recreativas, como canções e brincadeiras, auxiliam as crianças a aprenderem de maneira espontânea.
Nesta segunda-feira (25), comemora-se o Dia Nacional da Educação Infantil, data que reforça a importância dos primeiros anos de estudo na formação de uma pessoa. A infância é considerada uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano, pois é a fase em que o cérebro está mais receptivo e sensível a estímulos e à aprendizagem, incluindo os linguísticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crianças expostas a mais de um idioma aumentam as chances de desenvolver habilidades cognitivas, incluindo atenção, memória, raciocínio lógico e flexibilidade mental. Estudos da Universidade de Stanford, no projeto Bilingual Brains, mostram que crianças que aprendem duas línguas desde cedo apresentam capacidades aprimoradas em áreas como a resolução de problemas e o pensamento crítico, competências fundamentais para o sucesso acadêmico e para a adaptação a novos contextos globais.
Aprender outro idioma é uma ferramenta valiosa para o futuro. Com ele, a criança expande seu horizonte e abre caminhos para diversas oportunidades, incluindo viagens ao exterior e o contato com diferentes culturas, além de possibilitar o estudo em outro país ou a conquista do emprego desejado. Por isso, é importante incentivar essa aquisição desde a infância, afirma Marcelo Barros, diretor de educação do CNA+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para estimular o aprendizado, Marcelo apresentou algumas maneiras de incorporar um segundo idioma na vida de uma criança. “Quando o aprendizado é realizado por meio de brincadeiras, músicas e exploração do mundo, o idioma estrangeiro deixa de ser uma disciplina e se torna uma experiência”, afirma.
id=”Verifique-as-propostas”>Verifique as propostas:
Música e vídeos. A música atinge as áreas emocionais e da memória do cérebro, e informações e instruções transmitidas por meio de canções têm mais chances de serem memorizadas. Melodias e repetições facilitam a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais. O ritmo, junto com um vídeo animado, ajuda as crianças a internalizarem a pronúncia de forma natural, sem esforço consciente, além de prender a atenção e promover estímulo auditivo que melhora a compreensão oral.
Leia também:
Lula sanciona lei do Sistema Nacional de Educação e transforma alfabetização em política permanente
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
CPS alerta sobre falsos sites para inscrição no Vestibulinho das Etecs; confira detalhes!
Histórias e livros ilustrados. Narrativas despertam a imaginação das crianças. Unidas a imagens, auxiliam na construção do entendimento ou na identificação do significado, mesmo quando algumas palavras não são compreídas. Isso diminui a frustração e incentiva a “decifração” da língua. Esse modelo constrói vocabulário contextualizado e promove familiaridade com estruturas e narrativas. Livros bilíngues com histórias e ilustrações expressivas possibilitam que pais e filhos leiam juntos, mesmo que não todos sejam fluentes.
Jogos e brincadeiras. Utilizar um segundo idioma por meio de jogos torna o aprendizado natural e agradável. Jogos de memória com imagens e palavras, bem como brincadeiras de faz de conta com instruções em outra língua, estabelecem situações de comunicação reais, incentivando o uso prático da nova língua. Essa abordagem desenvolve vocabulário relacionado a ações e objetos cotidianos, promove o aprendizado social e gera motivação e aprendizado sem que a criança perceba.
Rotinas bilíngues. A introdução de outro idioma no dia a dia promove um ambiente de imersão leve e contínuo. A repetição de frases e expressões na rotina diária auxilia a criança a conectar palavras a ações concretas, fortalece a compreensão e desenvolve o uso espontâneo. A rotina incorpora a língua estrangeira como parte da vida da criança, e não apenas como uma aula, além de estimular a escuta ativa e a memória. Por exemplo: utilizar expressões do dia a dia, como “Let’s brush your teeth” (“Vamos escovar os dentes”) ou “Time to eat” (“Hora de comer”) durante as atividades, repetindo-as diariamente e utilizando gestos que auxiliem na associação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












