Como identificar se uma criança está alfabetizada?
A alfabetização, além de promover o desenvolvimento cognitivo, fortalece habilidades como memória, atenção e pensamento crítico.

A data 8 de setembro foi estabelecida pela Unesco como Dia Mundial da Alfabetização, com o objetivo de ressaltar sua relevância social.
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A data ressalta que alfabetizar é assegurar um direito humano fundamental e construir um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento sustentável. A educação transforma vidas, fortalece comunidades e prepara a sociedade para os desafios do futuro.
A alfabetização constitui uma das fases mais relevantes na infância. É nesse período que se desenvolvem habilidades essenciais, como leitura, escrita e comunicação.
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Contudo, diversas famílias e educadores se questionam: qual o momento exato em que uma criança é considerada alfabetizada, de fato.
Além de estimular o desenvolvimento cognitivo, a alfabetização melhora funções como memória, atenção e pensamento crítico. Isso possibilita que as crianças tenham maior capacidade de resolver problemas e aprender novos conhecimentos em diversas áreas.
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Dominar essas competências afeta significativamente o rendimento acadêmico. A leitura e a escrita eficazes possibilitam a compreensão de conteúdos de áreas como matemática, ciências, humanidades e artes. Além disso, estimulam a independência, a autoconfiança e favorecem o acesso a chances no âmbito educacional e no mercado de trabalho.
Geralmente, o processo de alfabetização se intensifica por volta dos 6 ou 7 anos. Contudo, mais importante do que a idade cronológica é observar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de cada criança.
Cada um tem o seu próprio tempo. Uns terminam mais rapidamente, outros necessitam de mais tempo e isso é normal.
Processos da alfabetização:
Para determinar se o processo de alfabetização está consolidado, é importante observar sinais como: fluência na leitura, produção textual coerente, compreensão textual, domínio da ortografia, clareza na expressão oral, uso adequado da gramática e, sobretudo, interesse por atividades de leitura e escrita.
A leitura fluente envolve velocidade e compreensão. Na escrita, espera-se coesão e clareza. Já na interpretação de textos, percebe-se se a criança compreende o conteúdo de forma crítica e autônoma. A ortografia correta, por sua vez, indica domínio das convenções da língua.
É preciso verificar se a criança consegue se comunicar de maneira clara e articulada, com o emprego adequado da gramática. Isso indica que ela sabe aplicar corretamente as normas gramaticais na fala e na escrita. Além disso, estudantes alfabetizados costumam ter interesse em ler e escrever, buscando incessantemente expandir seu vocabulário e conhecimento linguístico.
Uma criança é considerada alfabetizada quando exibe competência para ler e escrever com compreensão, identificando letras, sílabas e palavras de maneira independente e com desenvoltura.
É importante destacar que o processo de alfabetização é contínuo e deve ser acompanhado de perto pelos educadores e responsáveis para assegurar um desenvolvimento adequado das habilidades linguísticas da criança.
No Brasil, 63% da população preta e parda entre 15 e 64 anos é analfabeto.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.