Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Como determinar o nível de glicose de forma segura e eficiente?

Como determinar o nível de glicose de forma segura e eficiente?

A Anvisa proibiu recentemente o uso de anéis que afirmam medir glicemia, devido à sua falta de embasamento científico. Especialistas defendem métodos se…

Por: Marcos Oliveira

08/09/2025 17:01

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última semana, a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de qualquer tipo de anel medidor de glicose. Em determinação publicada no último dia 2, a agência afirmou que a funcionalidade do produto não tem base científica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa declarou que nenhum dos produtos apresenta eficácia comprovada e não possui registro sanitário na agência, além de que os anúncios empregam imagens de personalidades conhecidas com o objetivo de ludibriar os consumidores.

A proibição acende o alerta para as maneiras seguras e eficazes de medir a glicose, tanto para indivíduos com diabetes quanto para aqueles que desejam monitorar os níveis de açúcar no sangue. Em nota, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) ressalta que não é necessário coletar amostras de oxigenação e batimento cardíaco, mas, para a medição da glicose, é necessário o sangue ou o interstício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medição ideal da glicose para o diagnóstico de diabetes é por meio de uma coleta de sangue em jejum por um período de no mínimo 8 horas em laboratório, afirma Fernando Valente, diretor da SBD, à CNN.

Para pacientes com diabetes, a maneira mais rápida de medir a glicose é por meio de uma pequena picada no dedo, conhecida como hemoglobina capilar. Outra opção é utilizar um sensor implantado na parte posterior do braço.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Fiocruz Lança Estudo Inovador sobre Injeção Semestral de Prevenção ao HIV no SUS

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Atividade Física: 4 Sinais de Alerta que Você Não Pode Ignorar para Evitar Lesões!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Estudo revela novas trajetórias do Transtorno do Espectro Autista e suas variantes genéticas!

A frequência para medir a glicose no sangue varia de acordo com cada indivíduo e seu estado de saúde. Uma pessoa com diabetes tipo 1, por exemplo, utiliza insulina antes de cada refeição. Contudo, para isso, é necessário medir a glicose na ponta do dedo, ou por meio do sensor de glicose, pelo menos, quatro vezes ao dia, conforme Valente.

O especialista afirma que a mesma frequência é indicada para gestantes com diabetes tratadas com insulina e para uma minoria de pessoas com diabetes tipo 2 que utilizam os dois tipos de insulina (de ação lenta e de ação rápida).

O indivíduo com diabetes tipo 2 que utiliza apenas insulina de ação lenta pode monitorar a glicemia com menor frequência (uma vez ao dia), considerando o risco de hipoglicemia e a estabilidade do tratamento.

Se a pessoa com diabetes tipo 2 não utilizar insulina, como ocorre na maioria dos casos, a glicemia pode ser medida de duas a três vezes por semana, mas deve ser monitorada com maior frequência em situações específicas: suspeita de hipoglicemia, mudança de medicação que eleve o risco de hipoglicemia (por exemplo, sulfonilureias), durante doença aguda, início de terapia com agentes que causem hipoglicemia ou quando necessário para educação e ajuste do estilo de vida, orienta Valente.

Pacientes com controle estável (glicemias dentro das metas, sem medicações hipoglicemiantes), a monitorização menos frequente é aceitável, segundo o especialista.

A dosagem de glicemia no exame de sangue pode ser feita a cada seis meses para pacientes com diabetes controlado, isto é, que apresente resultados dentro dos parâmetros desejados e sem sinais clínicos. “Para aqueles que estiverem acima das metas estabelecidas, recomenda-se a realização a cada três meses”, aconselha Valente.

Para quem não tem diabetes, a frequência do exame de sangue pode variar conforme a predisposição para desenvolver a doença, segundo o especialista. “Deve ser anual para aqueles com predisposição maior. Por exemplo, quem tem 35 anos ou mais, ou quem tem excesso de peso e algum fator de risco, como pressão alta, colesterol alto, tabagismo, pré-diabetes, histórico pessoal de diabetes na gestação ou familiar com diabetes”. Para os jovens sem fatores de risco, pode ser a cada três anos, afirma.

Mais de 800 milhões de pessoas vivem com diabetes em todo o mundo, segundo estudo.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
diabetesmedição glicosemonitoramento glicoseníveis glicose
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Games

PlayStation Portal OLED: Sony Arouxa Rumor de Nova Versão em 2026!

30/01/2026 12:06 | 1 min de leitura

● Estapar registra receita recorde de R$ 499,7 milhões no 4º trimestre de 2025!

30/01/2026 11:11 | 1 min de leitura

● Virginia Fonseca Chocava! Transformação Física Impressiona e Gerar Debate nas Redes Sociais

30/01/2026 11:41 | 2 min de leitura

● Famerp divulga resultado do Vestibular 2026 com mais de 14 mil inscritos; confira os aprovados!

30/01/2026 12:15 | 1 min de leitura

● CNH e Passaporte Suspensos: Serasa Detalha Processo de Inadimplência!

30/01/2026 11:11 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!